Arquivo da categoria: Notícias

Instituto Criar monta oficina de vídeos para jovens de baixa renda

O Terra e o Instituto Criar, organização não-governamental que forma jovens de baixa renda em profissões técnicas de TV e cinema, se uniram para criar novas oportunidades de trabalho para os jovens. A partir da parceria, o Instituto Criar lançou nesta terça-feira (22/5) uma área totalmente dedicada à formação de profissionais para novas mídias, denominada Oficina de Vídeos Interativos, na qual os alunos vão aprender a trabalhar com diversos formatos de vídeos para internet e celular e produzir conteúdo de vídeos interativos com recursos da ferramenta flash.

“O mercado de conteúdo multimídia estáem plena expansão e, como todo novo segmento, ainda é carente de profissionais especializados. O Terra, por ser uma empresa de internet líder e inovadora, tem a missão de oferecer oportunidades para que os jovens possam se especializar numa carreira com futuro promissor”, comenta o diretor geral do Terra, Paulo Castro.

Além da nova oficina, o Instituto Criar estréia seu canal no Terra TV. A programação oferece videoclipes, curtas-metragens e documentários produzidos pelos alunos, além de trechos de bate-papo com convidados especiais na sede do Instituto: diretores do cinema nacional e internacional, autores de novelas, documentaristas premiados, empreendedores sociais, entre muitos outros profissionais do audiovisual.

Outra iniciativa da parceria foi a criação de um núcleo de estudos sobre linguagem audiovisual para a internet. O núcleo é composto por jovens profissionais formados pelo Instituto Criar, em 2005 e 2006, com a coordenação de dois educadores da ONG. Os vídeos produzidos pelo núcleo, com base em suas pesquisas, podem ser assistidos também no canal do instituto no Terra TV.

Criada a comissão eleitoral do CGiBr

O Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) publicou hoje, no Diário Oficial da União, portaria interministerial aprovando as normas que disciplinarão a escolha dos representantes da sociedade civil para compor o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) no exercício de 2007. A portaria cria uma comissão eleitoral, composta por sete servidores de diversos órgãos publicos, entre eles o Ministério das Comunicações e a Anatel.

A comissão tem objetivo coordenar a eleição dos representantes do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade científica e tecnológica. Deacordo com a portaria, os membros da comissão irão deliberar sobre a inscrição das entidades e homologar a relação de candidatos por colégio eleitoral.

Dentre as regras que norteiam a eleição, não será permitido que um candidato indicado represente mais de uma entidade. Neste caso, ele deverá fazer opção por qual segmento que deseja representar.

O CGI tem entre suas funções coordenar a atribuição de endereços internet (IPs) e do registro de nomes de domínios usando (.br); estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimentoda internet no Brasil; e a coletar e organizar a disseminação de informações sobre os serviços internet, incluindo indicadores e estatísticas.

(Da Redação) A Portaria Interministerial nº 307 foi assinada pelos ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Hélio Costa (Comunicações) e Sérgio Rezende (Ciência e Tecnologia).

Na Venezuela, ofensiva contra o monopólio privado

A história dos meios de comunicação da Venezuela deverá ganhar um marco divisor no domingo (27), quando a concessão do canal de televisão RCTV – um dos grupos mais poderosos e antigos da comunicação do país – chega a seu final e não será renovada.

O governo de Hugo Chávez argumenta que o canal é 'antidemocrático' e 'desrespeita as regras de responsabilidade social' estabelecidas pela legislação, razão pela qual decidem não renovar a concessão à emissora.

Na meia-noite do domingo, o sinal do canal 2, que transmite a RCTV, será substituído peloda nova TV de serviço público, a Teves, criada há em maio. 'Acabou a concessão e agora nasce esta nova televisão que aumentará a liberdade de expressão e opiniões', afirmou Chávez durante um seminário sobre o 'direito à informar e a estar informado', realizado em Caracas, dia 18.

Na avaliação do presidente não renovar a concessão à RCTV significa um ato de 'soberania' e de 'recuperação do espectro radioelétrico'. Para o ministro de Comunicação e Informação, William Lara, a democratização dos meios depende da participação da sociedade. 'Haverá mais democracia na TV, no rádio, nos jornais venezuelanos quando mais pessoas participarem no desenho da mensagem', afirmou, ao assegurar que a direção do novo canal Teves atuará de maneira independente ao Estado.

'A vida é uma novela'

Já para a oposição não renovar a concessão da emissora representa um ataque à liberdade de expressão. A uma semana do fim da concessão, a oposição reuniu, no sábado (19), milhares de pessoas nas principais avenidas da zona Leste da cidade para protestar contra o que denominam o 'fechando da RCTV', como divulga a campanha dos meios de comunicação privados, solidários à rede. Os empresários ignoram o argumento legal do término da concessão pública.

'Queremos liberdade de expressão, não queremos comunismo. A RCTV é nossa', disse ao Brasil de Fato, Guillermina Oropeza, uma das dezenas de manifestantes que vestiam camisetas com a frase 'A vida é uma novela'. RCTV é a principal produtora de telenovelas no país. Durante a marcha, antigos cenários, equipamentos de gravação e roupas de artistas da RCTV utilizados em telenovelas exibidos em cima de caminhonetes contrastavam com grafites pintados nos muros da cidade registrando lemas como 'Pátria, socialismo ou morte' ou 'Viva a Revolução Bolivariana”.

No domingo (20), uma caravana vermelha de carros e motos percorreu a zona Oeste da capital, dessa vez, para apoiar a decisão do governo. Estão previstas outras manifestações de rua, tanto para apoiar como para rechaçar o fim das transmissões por canal aberto da emissora RCTV. A oposição anunciou que não acatará a decisão do governo.

Acerto de contas

Ainda que o argumento seja jurídico,a batalha lançada pelo presidente venezuelano contra o braço midiático da oposição traz à tona uma disputa que se arrasta desde abril de 2003, quando o chamado 'golpe midiático' pretendeu derrocar a Chávez do poder.

O golpe articulado por parte das Forças Armadas dissidentes e grupos de oposição fracassou e com evidenciou que os meios de comunicação assumiram abertamente o papel de partidos políticos, orientando pela televisão as manifestações de 11 de abril de 2003 e ocultando, dois dias depois, o levantamento popular que permitiu o regresso de Chávez àPresidência.

A partir de então, ganhou força a discussão entre os simpatizantes do governo sobre a democratização dos meios de comunicação, da responsabilidade social e da participação popular nos meios de comunicação, em especial na televisão.

No ar há 53 anos, a RCTV já havia sido sancionada por governos anteriores com multas e interrupção temporária da programação por desrespeitar a lei de telecomunicações. Dessa vez, fora do ar na freqüência VHF, o canal somente poderá transmitir sua programação por TV à cabo. ( Leia mais no jornal Brasil de Fato edição 221 )

 

Telefônica tem sinal verde para começar DTH

A Telefônica, que pretende lançar o seu serviço de DTH com a autorização própria nas próximas semanas, deverá fazê-lo com uma base de cerca de 100 mil assinantes, segundo apurou este noticiário. É esta a marca que deve ser atingida em breve do serviço 'Você TV', oferecido em parceria com a DTHi. Ainda não está claro se a Telefônica comprará os assinantes que hoje estão na operação conjunta com a DTHi, se já o fez ou se as duas operações serão unificadas formalmente.

O fato é que o DTH da Telefônica em conjunto com a DTHi segue agressivo, apesar do leve aumento de preços nopacote inicial. Originalmente, o pacote mais simples custava R$ 39,90, e agora está sendo oferecido a R$ 49,90. O pacote completo, contudo, segue em R$ 79,90 e há promoções para aquisição de pacotes individuais, com descontos progressivos.

Sinal verde

De qualquer maneira, do ponto de vista regulatório, a Telefônica já está com o sinal verde da Anatel. A licença foi assinada na semana passada e deve ser publicada esta semana, o que significa que a agência não acolheu o pedido de reconsideração feito pela ABTA, a associação dos operadores de TV por assinatura, que alegava ser oserviço de DTH similar ao de cabo, e por isso passível de enquadramento sob o mesmo marco legal. A ABTA tem ainda a opção da Justiça, mas não há nenhuma deliberação prévia nesse sentido e possivelmente a associação preferirá focar na disputa sobre teses concorrenciais a abrir um novo flanco de conflito, segundo interlocutores da associação. Mas a decisão final ainda depende de consulta aos associados. ]

 

Rádio livre da PUC-SP entra no ar

Após dois anos da criação do projeto, a grade de programação da “Rádio Xiado”, na PUC-SP, foi finalizada. Desde a semana passada, a nova rádio pode ser escutada na freqüência 90,1 FM. Aberta a todos os membros da comunidade puquiana, serão mais de 50 pessoas, a maioria estudantes, apresentando 30 programas semanais com uma hora de duração, entre 9h e 22h.

Entre os programas está o Pratas da Casa, criado e apresentado pelo funcionário e estudante do Serviço Social Elvis Vasconcellos, demitidos na semana passada pela Reitoria da Universidade. O programa é dedicado exclusivamente a divulgar a música de estudantes, funcionários e professores da universidade, e vai ao ar todas as terças, das 11 às 12h.

Por enquanto, o sinal da rádio está restrito apenas ao quadrilátero formado por Prédio Velho e Prédio Novo. A intenção é reinstalar a antena, hoje alojada no CA de Ciências Sociais, num ponto mais alto, para que a rádio alcance uma área maior dentro do bairro. As reuniões do grupo da Rádio Xiado acontecem todas as quintas, às 12 e às 18h, no Pátio da Cruz. Para entrar no grupo da rádio na Internet, basta enviar uma mensagem para: assinar-radiolivre_puc@grupos.com.br