Novos integrantes do CGI.br serão homologados sexta-feira

Entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro foram eleitos os 22 novos integrantes do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br – para os próximos três anos. O resultado final do processo de votação eletrônica será homologado no próximo dia 18 de fevereiro. O FNDC, a FENAJ e os Sindicatos dos Jornalistas do Ceará e do Rio Grande do Sul participaram da escolha dos representantes da sociedade civil no órgão.

Mais de 220 entidades foram habilitadas para compor o Colégio Eleitoral do CGI.br, órgão público independente, que, desde 2004, tem como função regular os padrões técnicos da internet no Brasil, coordenar a atribuição de endereços e atribuir o registro de domínios.

Foram eleitos 11 membros titulares e 11 suplentes, dos quais 8 representantes são do setor empresarial, 8 do terceiro setor e 6 da comunidade científica e tecnológica. O psicólogo, pesquisador em tecnologias de telecomunicações e radiodifusão, Marcus Manhães, foi o candidato indicado pelo FNDC para compor o CGI.br entre as entidades da sociedade civil. Profundo conhecedor dos aspectos técnicos referentes ao setor e com um histórico de lutas e participação nos movimentos sociais – muitas delas em parceria com o FNDC – Manhães ficou entre os quatro representantes suplentes eleitos na faixa da Sociedade Civil.

Na lista completa de eleitos do terceiro setor estão Sérgio Amadeu da Silveira (Coletivo Digital), Veridiana Alimonti (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Carlos Alberto Afonso (Cadesc e Instituto de Estudos Socioeconômicos) e Percival Henriques de Souza Neto (Anid), como titulares. Acompanham Manhães na suplência José Ricardo Negrão (CUT), Vitor Hugo das Dores Freitas (OAB) e Flávia Lefèvre Guimarães (Proteste).

A pauta da internet é entendida pelas organizações como um fenômeno de grande relevância no país, com grandes impactos, como a convergência de mídias, o comércio eletrônico, a democratização da banda larga, assim como direitos e responsabilidades de todos os atores envolvidos.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *