Novo edital de cidades digitais deve ficar pronto no final do mês

Reproduzido do Telecom Online

O novo edital da licitação de cidades digitais, que levará a conexão de alta velocidade à Internet a municípios brasileiros, deverá ficar pronto no final de outubro. A previsão é de Carlos Paiva, coordenador geral de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações. Segundo ele, além da oferta da infraestrutura para ligar os órgãos públicos, haverá um link do Gesac para garantir a conexão. Ele disse que o Ministério analisa se as escolas públicas farão parte dessa conexão, uma vez que já estão sendo conectadas em outro projeto do governo, o banda larga nas escolas.

O Minicom chegou a lançar o edital de cidades digitais no ano passado mas depois o suspendeu para reavaliação. Ontem foi realizada uma audiência pública, do qual participaram 17 empresas, para debater o tema. As empresas pediram mais 10 dias para enviar contribuições para o edital, o que foi acatado. O prazo final para a entrega das propostas é 13 de outubro.

De acordo com Paiva, o projeto é voltado para a interligação dos órgãos do governo e não envolverá a oferta de acesso gratuito para a população. Na sua avaliação, não faz parte da política pública a oferta de Internet gratuira. "Se as prefeituras tiverem condição de fazer isso, eu as parabenizo. Mas o governo federal não abrirá o link para isso", observou.

Ele participou hoje do 1 Fórum de Cidades Digitais, promovido pela Network Eventos e que se realiza até amanhã em Brasília. (Wanise Ferreira)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *