Segunda edição do Campus Party no Brasil deve reunir 6 mil pessoas

Com o sucesso da estréia no país, no ano passado, a Campus Party Brasil chega à edição 2009 em versão ampliada. A previsão dos organizadores é de receber, nos sete dias de realização deste grande “acampamento cibernético” 6 mil “campuseiros” — como são chamados os internautas de comunidades virtuais inscritos para participar da festa. Considerado o maior evento de internet do mundo, o Campus Party acontece na próxima semana, entre 19 e 25 de janeiro, em São Paulo.

O número é quase o dobro dos 3.3 mil visitantes de 2008. Desta vez, a velocidade de conexão será de 10 Gbps, contra os 5 Gbps da primeira edição no Braisl e os 8 Gbps da última edição espanhola do evento.

Para abrigar tanta gente, os 25 mil m² ocupados no Pavilhão da Bienal foram trocados pelo espaço de 38 mil m² do Centro de Exposições Imigrantes – local onde deverá ocorrer pelo menos mais duas edições. Os organizadores esperam ainda ampliar o número de visitantes das áreas do evento abertas ao público em geral. Das 96 mil pessoas no ano passado, querem chegar a 300 mil. Outra indicação da ampliação da Campus Party são as cerca de 450 palestras, com temas como robótica, software livre, fotografia digital e modelagem de computadores, organizadas pelas comunidades da rede.

Marcelo Branco, diretor-geral da Campus Party Brasil, destaca que o evento é uma oportunidade para que os usuários de internet mais inovadores e mais criativos possam ver reconhecidos os projetos que estão desenvolvendo. Segundo ele, haverá uma rodada de encontros – o Campus Lab – com financiadores e empresas privadas para que os desenvolvedores apresentem seus projetos, com o apoio do Sebrae e da Agência Click.

Outro destaque, segundo Branco, será o 1º Encontro Nacional de Lan Houses, que irá reunir mais de 500 donos de lan houses em mesas redondas para discutir temas como inclusão digital, segurança de rede e dificuldades com a legislação. Haverá também encontros de telecentros, pontos de cultura e metarreciclagem (reutilização de lixo eletrônico). De acordo com Branco, ao final, todo os conteúdos produzidos nas discussões sobre os desafios da internet no Brasil farão parte de um documento público.

Convidados internacionais

O criador da WWW (World Wide Web), Timothy Berners-Lee, participará do evento com uma palestra sobre o futuro da internet e a web semântica (3.0). Já o fundador do Open Source International, Jon “Maddog” Hall, volta ao Campus Party para falar sobre como criar multimídia usando software livre. Ele irá desafiar os “campuseiros” a criar músicas e vídeos apenas com ferramentas livres.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *