Relator da ONU para Liberdade de Expressão pede que imprensa mude enfoque

Na quarta-feira (10), durante o segundo e último dia do encontro regional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – que aconteceu em Cartagena, Colômbia -, o advogado Frank La Rue Lewy, relator especial das Nações Unidas para a Liberdade de Expressão, pediu à imprensa para mudar o enfoque e a reflexão sobre os conteúdos das notícias, informou a Efe.

“Não podemos mudar as notícias”, reconheceu La Rue Lewy ressaltando que, no entanto, é possível “mudar a reflexão e o enfoque dado a essas informações”.

“Devemos provocar a ânsia do diálogo e da paz, a solidariedade humana e a reação solidária quando há desastres naturais”, disse Lewy, que destacou que, com a mudança proposta, a imprensa pode “ir gerando uma cultura de direitos humanos, que é parte de uma cultura de paz”.

La Rue Lewy esclareceu, ainda, que a liberdade total faz parte da liberdade de expressão, que não ocorre somente através da imprensa, mas também através da participação cidadã. “Os direitos humanos só são respeitados com a exigência dos povos” e, os veículos de comunicação devem “assumir sua responsabilidade também quanto a comunicar uma mensagem baseado em direitos”, disse.

Segundo o diplomata, o relevante da Declaração Universal dos Direitos Humanos é que “foi o primeiro instrumento depois da terrível Segunda Guerra Mundial que estabeleceu um consenso das sanções livres do mundo”.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *