Anatel aprova participação de grupo árabe na Unicel; operação em SP começa no dia 8

O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou hoje a  transferência de controle da Unicel do Brasil. Pelo processo, será criada uma nova empresa – a Unicel Holding – e 50,99% das ações ficarão nas mãos do atual grupo controlador, enquanto 49,01% passarão para a Hits do Brasil, dona da Qanawat, operadora móvel da Arábia Saudita que também tem empresas na África.

Por se tratar de uma empresa entrante, a anuência prévia dada pela Anatel à Unicel, não prevê abertura de ato de concentração.

A operadora de telefonia móvel Unicel lançará comercialmente seus serviços na região metropolitana de São Paulo no próximo dia 8, com a marca Aeiou e venderá somente chips pré-pagos, e não aparelhos.

O objetivo da operadora é conquistar o público jovem urbano. Para isso, abrirá uma loja-conceito na Vila Madalena, bairro boêmio de São Paulo. O chip não tem custo, mas para solicitá-lo é exigido um crédito de no mínimo R$ 20,00 em minutos. O valor da recarga deve ser acima de R$ 15,00.

A nova prestadora de telefonia celular vai disputar espaço em São Paulo com as operadoras Vivo, Tim, Claro e, a partir de outubro, com a Oi.

Universalização e Oi

O conselho diretor da Anatel também aprovou a abertura de consulta pública para divulgação do cumprimento de obrigações de universalização por concessionária do STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada) em 2007. A consulta será aberta no dia 9 deste mês e continuará até o dia 10 de novembro.

Outra decisão do conselho diretor da Anatel, aprovada recentemente, foi a homologação da compra do bloco de 5 MHz na freqüência de 900 MHz na região metropolitana de São Paulo no lote 31, pela Oi. A decisão demorou por causa da existência de recurso da Claro, contra a TIM, onde a concorrente alegava que a legislação veta a concessão de faixas de extensão a operadoras que já possuam freqüências nas bandas D e E, caso da TIM.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *