5,4 milhões de domicílios tem TV por assinatura, divulga ABTA

O número de domicílios com TV por assinatura chegou a 5,4 milhões segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA). O número, registrado no primeiro trimestre de 2008, é 13% maior que o averiguado no mesmo período do ano passado. Em cinco anos, o setor acumula um crescimento de 54% na base de assinantes.

Apesar das comemorações da associação, a penetração do serviço de TV por assinatura no Brasil continua sendo uma das mais baixas do mundo. Em torno de 10% dos domicílios brasileiros têm TV paga, enquanto na vizinha Argentina este número chega a 54%.

Para o presidente da ABTA, Alexandre Annenberg, o crescimento não é maior dada a "excepcional qualidade" da TV aberta brasileira. Annenberg reclamou ainda do fato de a a última licitação promovida pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para expansão dos serviços por cabo ter ocorrido em 2000. Hoje, apenas pouco mais de 270 dos mais de 5.500 municípios brasileiros contam com serviço de TV paga.

Já o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) afirmou, durante reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, que se as empresas de TV a cabo praticassem preços mais baixos o serviço seria mais democrático no Brasil.

Apesar dos preços, a ABTA afirma que a maior razão para o bom resultado averiguado no primeiro trimestre tem relação direta com a entrada da classe C no mercado.

Ainda segundo a associação, o número de assinantes de serviço de banda larga das operadoras de TV por assinatura chegou a 1,9 milhão. O faturamento bruto do setor, incluindo publicidade, no primeiro trimestre de 2008 foi de R$ 2 bilhões, 24% maior que o registrado no mesmo período de 2007.

Com informações da TelaViva News, Folha Online e Agência Senado

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *