Governo recua e TVE permanece na Secretaria da Cultura

O governo recuou e irá retirar do projeto de criação da Secretaria-Geral de Governo a transferência da Fundação Cultural Piratini, composta pela TVE e FM Cultura, para a nova pasta. Conforme matéria publicada pelo Correio do Povo, com a troca de vinculação do órgão, atualmente na Secretaria da Cultura, as mudanças na fundação seriam mais profundas. A proposta da secretaria-geral será votada hoje no plenário da Assembléia Legislativa.

A movimentação em relação ao projeto iniciou ontem à tarde no parlamento com a apresentação de emenda do líder do PT, Raul Pont, pedindo a retirada do artigo que desvincula a TVE e a FM Cultura da Secretaria da Cultura. 'Não existe sentido fazer essa transferência neste momento. O Executivo precisa primeiro propor as mudanças estudadas para a fundação e, em seguida, pensar em transferir a sua vinculação para a secretaria-geral', afirmou o parlamentar.

Com uma possível posição contrária dos deputados da oposição na votação em plenário, integrantes do Executivo iniciaram negociações para evitar desgastes. No Palácio Piratini, o chefe da Casa Civil, Cézar Busatto; o líder do governo, Márcio Biolchi; e o porta-voz Paulo Fona realizaram reunião de emergência para discutir o assunto. A definição de aceitar as mudanças propostas pelos deputados ocorreu pouco antes das 19h. Segundo Biolchi, a idéia é construir um acordo adiando o debate sobre a transferência da TVE e da FM Cultura. O secretário-geral de Governo, Delson Martini, que está no cargo desde fevereiro, afirmou que o Executivo espera manter o bom entendimento com os deputados, por isso o governo aceitou o pedido de prolongar o debate sobre a situação da Fundação Cultural Piratini.

Martini não escondeu, porém, que a reestruturação na TVE e na FM Cultura ocorrerá em breve. Disse que o grupo de trabalho responsável pela avaliação dos órgãos já está atuando. A previsão é que até o final do mês o relatório esteja pronto e entregue à governadora Yeda Crusius. 'A Fundação Cultural Piratini continuará pública, mas algumas questões técnicas precisam ser revistas', afirmou Martini. Citou mudanças na estrutura física, com a troca da sede e a modernização dos equipamentos. Disse ainda que a transferência da TVE e da FM Cultura para a Secretaria-Geral repetia a postura do governo federal. A TV Brasil está vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *