Blog de correspondente do Globo é censurado na China

A censura na internet chinesa fez uma vítima brasileira: o No Oriente, blog do correspondente do Globo na China, Gilberto Scofield Jr., não pode mais ser acessado em Pequim. A censura começou no dia 30/03. Scofield consegue atualizar a página, já que a ferramenta de atualização fica em um servidor do Globo Online, mas não vê o resultado.

“Quem clica no blog, vê a mensagem ‘A página não pode ser exibida’, típica de sítios censurados. Todos os outros blogs do Globo Online estão visíveis a partir da China. Acho que deve ser o primeiro blog em português censurado deliberadamente na China”, explica, por e-mail.

Segundo o jornalista, a censura chinesa está passando por uma espécie de refinamento, tanto nos idiomas afetados como no que é bloqueado em cada página. “Todos os blogspot e blogs sobre assuntos considerados problemáticos para a China, bem como portais sobre os mesmos temas [são censurados] (…).O que é curioso é que eles não costumavam se preocupar com blogs em outras línguas que não o inglês, então acho que o aperto sobre a informação vem aumentando pela proximidade das Olimpíadas”, escreveu.

Scofield conta que grandes portais, como a BBC e o YouTube, passaram a ser acessíveis após longos períodos – no caso da BBC, três anos – desde que o internauta não procure temas “sensíveis” ao governo chinês, como Tibete, Dalai Lama e o massacre da Praça da Paz Celestial. “A censura está ocorrendo também tomando como base o IP, o endereço do micro na rede. Ou seja, áreas freqüentadas por gringos em Pequim estão mais liberadas que áreas onde moram os chineses. Por essa razão, brasileiros em Xangai conseguem acessar o blog, mas os de Pequim não conseguem”.

Essa sofisticação da censura, narrada pelo jornalista do Globo na China, deve ser utilizada nos Jogos Olímpicos. “Pessoalmente, acho que a liberação da internet durante as Olimpíadas vai ser seletiva desta forma, ou seja, os lugares onde ficam os jornalistas tendem a ser 100% abertos. Outros, vão permanecer fechados”, diz Scofield.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *