Conselho deliberativo da TVE-RS se reúne

Foi realizada na segunda-feira (15/01) a primeira reunião do ano do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini, que engloba as emissoras gaúchas TVE-RS e FM Cultura. No encontro, foi referendado um pedido de audiência com a governadora Yeda Crusius, com o objetivo de discutir a necessidade de se nomear uma diretoria titular para o órgão e a participação do grupo na TV Brasil.

Conforme Ercy Torma, novo presidente do conselho, ainda nesta semana deve acontecer uma reunião com o presidente interino da Fundação, Airton José Nedel, para acompanhamento dos rumos da TVE. “Diante do atual estágio administrativo, precisamos saber o que o governo pretende da emissora para ver o que o conselho pode ou não pode fazer”, explica. Outro ponto do encontro foi a provável reativação das comissões internas, que, conforme Torma, devem permitir aos integrantes terem uma visão total do grupo.

A conselheira Maria Ceci Misoczky, pesquisadora e professora da área de administração pública e estudos organizacionais da Escola de Administração da Ufrgs empossada oficialmente na reunião, explica que ainda não foram tomadas decisões efetivas, mas que a conversa foi produtiva. “Existe um esboço de plano de captação de recursos, mas não há nada de concreto devido a não-participação da direção”, esclarece. Ainda não há data prevista para a reunião com a governadora.

Polêmicas

O novo conselho foi eleito em 10/12, com o intuito de buscar mais eficiência na atuação do órgão pela manutenção da qualidade da TVE-RS. Em entrevista ao Comunique-se logo após a eleição, o novo presidente, que também comanda a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), informou que todas as ações seriam focadas nos interesses da sociedade em geral, “e não de qualquer governo que esteja no poder”. O grupo também deve buscar mais informações a respeito da lei que autoriza a participação das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) na gestão pública, sancionada em 10/01 e que pode atingir a Fundação Piratini. Contudo, Maria Ceci garante que, pelo menos por enquanto, o assunto não vai ser tratado como “fato consumado”. A próxima reunião do conselho está marcada para 28/01.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *