Globo controla 81,5% do mercado brasileiro de TV por assinatura

Com a aprovação da aquisição da Vivax pela Net Serviços, na semana passada, a marca Net passou a dominar 81,49% do mercado de TV paga do país. Isso significa que, de cada cem assinantes, 81 vêem programação gerenciada pela Net Brasil, empresa 100% da Globo. Criada em 1993, ela licencia a marca Net e contrata canais, difundindo os da Globosat e dificultando a entrada de concorrentes nacionais. Atende a 30 grupos. A Net Serviços, com mais de 40% do mercado, e a Sky são suas maiores afiliadas.

O crescimento da Net Brasil nos últimos anos é impressionante. Em março de 2005, ela tinha 63,1% do mercado, segundo dados da PTS (empresa que monitora o setor). Em setembro de 2006, quando a Sky incorporou a DirecTV, passou a dominar 75,1%.

A Vivax, operadora do ABC (Grande São Paulo), cuja compra pela Net Serviços acaba de ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), tinha 7,1% do mercado em março.  A participação da Net Brasil deve crescer ainda mais no início de 2008, com a provável aquisição de duas operadoras por uma de suas afiliadas.

Com o domínio da Net Brasil, a NeoTV perde relevância. Até alguns anos atrás, o mercado se dividia entre Net Brasil (representada pelos canais da Globosat/Telecine) e NeoTV (representada por TVA e HBO). A Vivax era associada à NeoTV.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *