Claro descarta TV digital aberta nos seus terminais 3G

O presidente da Claro, João Cox, descartou qualquer possibilidade de a operadora, neste início da transmissão da TV Digital, marcada para dezembro, na cidade de São Paulo, ter condições de capturar o sinal da TV Digital Terrestre nos aparelhos destinados ao serviço de Terceira Geração. Nenhum aparelho do portfólio 3G está preparado para essa funcionalidade. Claro diz ainda  que o IPhone, da Apple, só deve chegar ao Brasil, no segundo semestre do ano que vem, e descarta participar de "leilão" pela exclusividade do produto.

"Não teremos como capturar TV Digital Aberta nos nossos terminais. Vamos, sim, ter IPTV móvel, ou seja a Idéias TV, será ampliada, agora que temos capacidade de download. Mas, não há planos para TV Digital Aberta", declarou o presidente da operadora, que a partir desta quarta-feira, 14/11, inicia a oferta comercial de 3G nas cidades de Brasília, Recife e Fortaleza. Ainda em novembro, no dia 20, o serviço chega a Porto Alegre. Em dezembro, desembarca nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, além das suas regiões metropolitanas.

A questão da TV digital aberta – que tem início de transmissão oficial agendado para o dia 02 de dezembro na capital paulista – é complexa. Além dos problemas entre as empresas de radiodifusão e as de telecomunicações, também há a questão dos próprios aparelhos com capacidade para a captação dos sistemas. Este é um serviço relativamente novo e há poucos aparelhos disponíveis.

No portfólio de terminais 3G da Claro não há nenhum aparelho capaz de capturar a transmissão a TV aberta digital para o celular. E pelo que colocou o presidente da operadora, os planos da operadora não levam em conta essa hipótese, pelo menos, num curto e médio prazo.

João Cox também afirmou que não fará parte do leilão para ter o Iphone, da Apple, no seu portfólio, ao ser indagado por um jornalista. No entanto, o executivo disse que a negociação com relação ao produto é conduzida pelo grupo América Móvil, mas que ele, pessoalmente, não acredita que o IPhone, sensação na Europa e nos Estados Unidos, desembarque no Brasil antes do segundo semestre do ano que vem. Também não acredita num leilão com a Vivo e TIM para ter o produto.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *