TV Cultura retoma dramaturgia com diretores de teatro

Após 30 anos sem produção de teledramaturgia, a TV Cultura anuncia para este ano o desenvolvimento de um projeto nessa área com a colaboração de Antunes Filho. O objetivo final é encontrar uma nova linguagem para a teledramaturgia brasileira. “As TVs comerciais ganharam muito espaço nessa área. Elas cresceram, contrataram profissionais experientes e se modernizaram. Isso não aconteceu com a TV pública”, afirma Marcos Mendonça, presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura.

Realizado em parceria com o Sesc, o projeto contará inicialmente com a participação de 16 diretores de teatro, estreantes em televisão. Cada um ficará responsável pela direção de uma obra de sua escolha, de 30 minutos – aos quais serão adicionados cerca de 15 minutos de making of –, a ser realizada em estúdio ou em locação. Serão exibidos dois programas juntos, completando uma hora e meia de programação. A idéia é que os projetos sejam formas de experimentação para esses diretores. “Em uma segunda fase, os profissionais que mais se adequarem à televisão serão selecionados para a realização de teleteatros completos, de uma hora e meia”, explica Analy Alvarez, coordenadora do Núcleo de Dramaturgia da TV Cultura, que ressurge com o projeto.

A seleção foi feita pela TV Cultura, a partir dos nomes indicados por Antunes Filho. Além da exibição pela Cultura, as obras poderão ser vistas também na SescTV, que fornece apoio conceitual ao projeto e prepara um programa para debater dramaturgia. O Sesc foi escolhido como parceiro, entre outros motivos, por possuir know-how em teatro. A TV Cultura tem financiado com recursos próprios as primeiras produções, com a coordenação do Núcleo de Dramaturgia. A primeira fase do projeto deve ir ao ar de julho a agosto, e a segunda, em setembro.

Active Image

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *