EMI retira bloqueios digitais de suas músicas

A gravadora americana EMI está retirando os bloqueios digitais – programas antipirataria – para baixar suas músicas pela internet em páginas como iTunes.  A empresa, que é o terceiro maior selo da indústria fonográfica mundial, declarou que cada música de seu catálogo online será disponibilizado no formato "premium". Segundo a gravadora, o custo será maior e a qualidade será melhor do que nas faixas disponíveis atualmente e serão vendidas a partir de maio através da página iTunes da Apple.   

No programa da Apple, as faixas da EMI que não têm o programa de gerenciamento de direitos digitais (DRM) serão vendidas com o dobro da qualidade de áudio por US$ 1,29 (cerca de R$ 2,66).   

"Consumidores nos falam que estão preparados para pagar um preço mais alto por uma música que pode ser tocada em qualquer aparelho", declarou Eric Nicoli, diretor da gravadora, em uma entrevista concedida em Londres.   O diretor acredita ainda que a medida irá reduzir a luta da EMI contra a pirataria. "Temos que confiar em nossos consumidores. Sempre argumentamos que a melhor maneira de combater o tráfico ilegal é disponibilizar conteúdo legal a um custo decente e conveniente", afirmou.  

Para Jobs, muito em breve outras companhias seguirão o exemplo da EMI. "A coisa certa a fazer é derrubar muros que obstruíam a capacidade de atividade conjunta (entre o DRM e a música online livre do programa), retirando o DRM, e isto começa aqui, hoje", disse o presidente da Apple, Steve Jobs, que participou da entrevista em Londres.

Active Image

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *