Conselho Curador da EBC terá duas novas conselheiras

Foi publicado no Diário Oficial da União no dia 15 de março o decreto que designa as duas novas conselheiras do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Rosane Maria Bertotti e Rita de Cássia Freire Rosa foram escolhidas entre dez outras indicações para ocupar as vagas da sociedade civil substituindo Paulo Sérgio de Moraes Sarmento Pinheiro e Lúcia Willadino Braga. O mandato se estende por quatro anos prorrogável por igual período e a posse deve acontecer na próxima reunião ordinária no dia 17 de abril.

Secretária de Comunicação da CUT Nacional e Coordenadora Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane diz que o principal papel de um  conselheiro é “compreender que a EBC é uma empresa pública e defender que esta zele por princípios públicos, oferecendo um bem público diferenciado da lógica mercantil”. Segundo ela, o principal debate hoje para o conselho deve ser sobre a garantia de uma “comunicação pública independente do governo com orçamento próprio”.

Rita Freire é graduada em jornalismo, gestora da Ciranda Internacional de Comunicação Compartilhada e dirigente da Associação Internacional de Comunicação Compartilhada (Compas). A nova conselheira foi indicada por 9 das 50 entidades habilitadas a fazerem indicações (cada entidade poderia indicar até dois nomes), enquanto Bertotti e Paulo Victor Melo, do Intervozes, foram indicados por 22. Na votação interna do Conselho, porém, Freire obteve 12 votos, enquanto Melo ficou com 9.

De acordo com as orientações definidas pelo próprio Conselho sobre a necessidade de se contar com componentes que ampliassem sua representação em relação à “diversidade regional (especialmente no que diz respeito às regiões Norte e Centro-Oeste), da presença das mulheres, dos indígenas e negros”, foi atendido basicamente o critério de gênero.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *