Empresas cumpriram parcialmente compromisso de revitalização dos TUPs no Amazonas

Levantamento realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas para a Assembleia Legislativa do Estado mostra que as empresas cumpriram parcialmente o compromisso de revitalizar os TUPs do Estado, assumidos em outubro do ano passado, quando foi realizada uma audiência pública em Manaus com representantes das empresas de telefonia e da Anatel. O levantamento mostra que tanto Oi quanto Embratel consertaram alguns aparelhos, mas ainda existem muitos que permanecem inoperantes.

No município de Tabatinga, por exemplo, apenas 12 TUPs funcionavam antes do compromisso assumido em outubro; hoje esse número pulou para 70 – distante ainda dos 220 aparelhos instalados no município. Em Parintins, onde há 399 TUPs instalados, o avanço foi menor ainda. De 27 Tups em funcionamento antes da primeira audiência, hoje funcionam apenas 30. Do total de 2.026 TUPs da área urbana verificados, antes da primeira audiência funcionavam 139; hoje funcionam 360. Na área rural a situação se repete. Dos 317 TUPs verificados em área rural, 58 funcionavam antes do compromisso de recuperação e hoje funcionam 113.

A situação da Embratel talvez seja um pouco mais complicada. O levantamento testou 85 TUPs da concessionária instalados em área rural, sendo que quatro funcionavam antes da primeria audiência e hoje funcionam 13. Em alguns municípios pesquisados, como Itacotiara, Caruari, Lábrea e Tabatinga, não houve avanço nenhum. Nesses cinco municípios nenhum TUP da concessionária funcionava na primeira verificação, mesma situação encontrada na segunda visita. Houve até um caso de piora. Em Manacapuru, dos seis telefones instalados na área rural, apenas um funcionava na primeira visita. Na segunda, quando foi feita a verificação da recuperação dos cinco que não funcionavam, constatou-se que o único que fazia ligações não faz mais.

Os dados foram apresentados pelo deputado Chico Preto (PSD/AM), que é presidente da Comissão de Gestão e Serviços Públicos em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado, convocada justamente para atestar os compromissos assumidos em outubro. Estão previstas mais três audiências públicas sobre esse assunto na Assembleia Legislativa do Estado para este ano.

"A Assembleia não vai ficar muito tempo nesse blá, blá, blá. E se preciso for, o Poder Legislativo dispõe de mecanismos para criar constrangimentos, para chamar a atenção sobre o assunto, para que alguém nos escute. Espero que não tenhamos que chegar ao limite de uma CPI. Espero, também, que pelo caminho do entendimento, do compromisso e da sensibilidade sejam adotadas todas as providências necessárias para solucionar os problemas apontados”, disse o deputado, de acordo com o seu site oficial.

Banda larga nas escolas

O deputado também apresentou números sobre o atendimento do Programa Banda Larga nas Escolas no Amazonas. Segundo dados da Anatel e do Ministério da Educação, a Oi, concessionária da região a quem cabe o cumprimento dessas metas, atendeu 561 escolas de um total de 1.222. Além de não ter atendido todas as escolas em área urbana do Estado, a maior parte daquelas que receberam banda larga (539) estão na capital, Manaus.
 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *