Amapá lança Plano Estadual de Banda Larga

O Plano Estadual de Banda Larga do Amapá, conhecido como Programa Amapá Conectado, foi instituído oficialmente no dia 30 de dezembro, por meio de decreto assinado pelo governador Camilo Capiberibe (PSB). O programa vai facilitar o acesso à internet em 14 dos 16 municípios no Estado, 85% da população, a partir deste ano.

A meta do Amapá Conectado é incentivar empresas que tenham interesse em levar os serviços de banda larga para o Estado, com o atrativo de incentivos fiscais, como a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O Governo do Estado do Amapá está disposto a conceder até R$ 12,5 milhões em isenção de impostos para as empresas interessadas em participar do programa.

“Esse tipo de projeto carece de incentivo do Estado para que possa ser realidade, esperamos que várias empresas venham para o Amapá oferecer serviços nesta área”, disse o governador.

A partir de agora, terão a carga tributária reduzida as empresas que queiram investir em rede de comunicação de alta capacidade, como, por exemplo, a fibra ótica.

Diversas empresas procuraram o Governo do Estado do Amapá na tentativa de implantar a banda larga. Uma delas entregou ao Governo do Estado um projeto de implantação da banda larga com a interligação pela Guiana Francesa, por meio de 400 km de cabos de fibra ótica.

O Programa Amapá Conectado será gerenciado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), que vai operar a rede de suportes de serviços de telecomunicação do Estado.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *