Rádio Pulga promove ato contra ações da Anatel

Contra o Coronelismo Eletrônico e as “remoções de pessoas e vozes”, a rádio Pulga, emissora livre que existe há 21 anos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fará um ato no dia 28 de setembro (quarta-feira). A movimentação se dará em dois momentos ao longo do dia, um com início ao meio-dia e outro a partir das 21h.

Na primeira parte dos protestos, os estudantes farão um “panelaço artístico” no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ). A manifestação irá se dirigir até o prédio da Anatel do Rio e, para isso, é pedido que as pessoas levem cartazes, panelas, lenços para servirem de mordaça e, ainda, que criem performances e façam bastante barulho.

No segundo momento será realizado um show de jazz, que acontece ao lado da UFRJ.

Repressões

A ideia de convocar um ato surgiu depois que agentes da Anatel entraram no campus onde está instalada a Pulga, no dia 22 deste mês, com a intenção de apreender o transmissor da rádio.  Segundo relatos de estudantes, os agentes, que contaram com apoio da Polícia Federal depois da resistência dos alunos, não apresentaram autorização para busca e apreensão dos equipamentos, portavam apenas uma autorização da prefeitura do campus da universidade para procurar os equipamentos da rádio Interferência, que sofrera ação semelhante dias antes.

O ato da Pulga também quer levantar as bandeiras contra a tentativa de apreensão da rádio Interferência, no dia 20, e da rádio Muda, no dia 15, e contra as remoções e a criminalização dos movimentos sociais; apoiar o artigo V da Constituição; e, ainda, fazer homenagem à Esmeralda Fernandes, líder comunitária que faleceu dia 17 de setembro por ataque cardíaco, devido ao fechamento da rádio Verona FM, no Piauí.

Os universitários criticam também o sistema ilegal de concessões de políticos e empresários, que “amarra as rádios e TVs ao apadrinhamento político”, e o “tradicional monopólio das corporações de mídia, que silencia os povos do Brasil”.

Para mais informações sobre o “panelaço” e o show, acesse a agenda do nosso site.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *