TV Brasil não respeita edital de licitação, acusa diretor de produtora

A Comissão Especial de Licitação feita pela TV Brasil para a escolha da empresa que irá produzir a segunda temporada do "Nova África" está sendo alvo de acusações por parte de uma das 20 produtoras que estão na disputa. De acordo com Henry Ajl, diretor da Baboon Produções e Empreendimentos, a emissora pública descumpre o que está definido no edital.

Segundo informou ao Comunique-se, Henry diz que, pelo edital, o material com as propostas das empresas candidatas a produzir o "Nova África" deveria ser enviado obrigatoriamente pelo serviço Sedex, não sendo permitida a entrega pessoal dos documentos para participar da concorrência licitatória na sede da TV Brasil. No entanto, o diretor da Baboon avisa que 19 produtoras cumpriram o combinado, menos uma: a BSB Serviços Cinevídeo, de Brasília.

Na classificação feita pela Empresa Brasileira de Comunicação (mantenedora da TV Brasil) no dia 11 de fevereiro, a BSB é a melhor pontuada na disputa pela produção da série sobre o continente africano. Ainda com as declarações de Henry, a documentação da BSB foi violada "em data anterior a sessão pública de abertura dos envelopes sob alegação de que os mesmos teriam molhado dentro da EBC".

Desistência

Com as acusações contra a TV Brasil, Henry diz não querer culpar ou desmerecer a BSB Serviços e Cinevídeo, mas que com o descumprimento de edital feita pela emissora de televisão, a Baboon deixa a disputa para produzir a edição 2011 do "Nova África". A empresa dirigida por Henry foi a responsável pela primeira versão do programa, exibida no ano passado, e está na segunda colocação na disputa atual, atrás apenas da BSB.

"Não compactuamos com a forma com a qual o concurso público foi conduzido, em especial, com a realização de procedimentos que consideramos incompatíveis com a transparência exigida em certames públicos dessa natureza", informa o comunicado divulgado por Henry.

Quem produzirá o "Nova África"?

A reunião para definir qual empresa será a responsável pela produção do "Nova África" estava marcada para às 10h desta segunda-feira (28/2). Nela, as equipes das produtoras deveriam defender seus respectivos projetos. A decisão deve ser divulgada pela EBC no período da tarde.

 

A equipe de comunicação da EBC ainda não se pronunciou sobre as acusações feitas pelo diretor da Baboon. A reportagem do Comunique-se ainda não conseguiu contato com a direção da BSB Serviços Cinevídeo.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *