Telebrás e governo do Espírito Santo vão construir rede compartilhada

A Telebrás e o governo do Espírito Santo vão desenvolver um amplo plano de compartilhamento de rede e infraestrutura em todo o estado. Em reunião realizada hoje, 28, entre o presidente da estatal, Rogério Santanna, e o governador Renato Casagrande para discutir a instalação de um centro de operação da rede nacional de telecomunicações no Espírito Santo, ficou decidido que será criado um grupo de trabalho para implementar o compartilhamento.

Além do NOC da Telebrás, que será instalado em área cedida pelo governo estadual junto ao Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), até o final do ano; a ideia é traçar um plano de expansão das redes da Telebrás e do governo em todo o estado em um modelo de compartilhamento de infraestrutura (torres e sites), além de fibras ópticas.

“O governador nos recebeu muito bem e está muito entusiasmado com o projeto. Foi criado um comitê envolvendo diversas secretarias, entre elas as de Governo, Ciência e Tecnologia e a da Fazenda, além da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, que vai mapear as necessidades do estado, começando por Vitória. Também será elaborado um Plano Diretor da Grande Vitória para as cidades do entorno como Cariacica, Vila Velha e Serra. A ideia é que o estudo conjunto aponte as possibilidades de expansão das duas redes. Com isso teremos uma grande redução dos investimentos de ambas as partes”, diz Santanna.

Também ficou decidido que a integração das redes de banda larga do Governo do Estado e da Telebrás será iniciada até o final deste primeiro semestre. A Rede Nacional da Telebrás estará interligada à Rede Metro.ES/Metrovix, que será responsável pela interconexão de cerca de 100 pontos de acesso de diversas secretarias estaduais, além de empresas e órgãos públicos vinculados ao governo do Estado na capital. Com velocidades de 1 Gbps a 10 Gbps, essa estrutura, orçada em R$ 9,77 milhões, possui 55 km de extensão e deverá estar em pleno funcionamento até o final de junho.

Outra prioridade é fazer com que dez municípios no Estado sejam integrados ao Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) até o final deste ano. Segundo o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo, Anilton Salles Garcia, a previsão é que os 78 municípios capixabas tenham acesso à internet de alta velocidade até 2014.

A diretora técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, disse que a Telebrás, em parceria com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), está implantando o primeiro ponto de tráfego de dados no estado. Essa estrutura permitirá que o fluxo das informações permaneça no ES, o que vai melhorar o tráfego de dados das informações na internet para os capixabas.

Centro de Operações

O Centro de Operações da Telebrás será instalado em Vitória até o final deste ano. Este é o segundo NOC da estatal que servirá de contingência ao NOC principal em Brasília. A unidade será instalada no data center do Prodest, inaugurado no final de 2010. De acordo com o presidente da Telebrás, o órgão estadual foi escolhido para receber esse tipo de empreendimento porque possui a infraestrutura necessária.

“O Prodest tem plenas condições de colaborar ativamente com o monitoramento dos dados das redes com fibra óptica. O Espírito Santo possui atualmente uma infraestrutura de TI de primeira qualidade e que serve de referência no país”, destacou Santanna.

O centro principal de gerenciamento da rede da Telebrás, sediado em Brasília, será responsável por monitorar a configuração, o desempenho e a ocorrência de falhas, entre outros aspectos. Isso vai permitir o gerenciamento remoto das fibras ópticas, bem como de todos os equipamentos que serão instalados pela Telebrás para viabilizar a implementação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). Já a unidade de Vitória funcionará como um backup, assumindo o monitoramento em caso de falha no sistema.

 

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *