BNDES considera positiva operação da PT com a Oi

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) considera positiva a eventual aliança da Oi com a Portugal Telecom, conforme os termos anunciados hoje pelas duas companhias.

Por nota, o banco disse que o acordo entre os portugueses e a Oi abre caminho para a internacionalização da companhia, um dos objetivos de seu plano de negócios, e melhora sua estrutura de capital, permitindo a continuidade e expansão de seus investimentos. Os países da América Latina e a África estão an mira de investimentos da operadora.

A PT vai pagar até R$ 8,44 bilhões para obter uma participação minoritária de 22,4% na Telemar Norte Leste, braço operacional do Grupo Oi, deixando, desta forma, o controle da Vivo com a Telefónica. A empresa espanhola conseguiu arrematar o controle da Vivo, depois de aumentar pela terceira vez a oferta pela operadora. A Telefónica vai pagar 7,5 bilhões de euros à empresa de telecomunicações portuguesa.

No que diz respeito à divisão societária, o banco disse que independentemente do tamanho da participação do BNDES na companhia, a aliança não altera os direitos que o banco possui atualmente como acionista da Oi. "A iniciativa garante que os pressupostos da reestruturação societária apoiada pelo BNDES em 2008 serão integralmente mantidos", informa o banco de fomento. Desta forma, a empresa continuará a ser uma companhia de telecomunicações com controle brasileiro, capaz de competir com eficiência no país e ocupar espaços também no mercado internacional.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *