Com Oi, PT mira combos e atuação nacional

E foram quase 100 dias de idas e vindas e muita negociação, como frisou Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom, até que as transações fossem concluídas. Mas, para o executivo, o esforço valeu já que todas as partes saíram satisfeitas. Agora, com 22,4% da Oi em mãos, os portugueses já miram as oportunidades que terão a explorar pela frente. A presença da brasileira em telefonia fixa, móvel e TV por assinatura é algo que chama atenção da PT.

"Só para esclarecer, vamos ser acionista estratégico da Oi. A PT não é investidor financeiro. Consolidação dos nossos ativos é fundamental. A forma como transação foi estruturada garantem que PT continuará fazendo consolidação dos investimentos", aponta Bava. O executivo lembrou que terá direito a participação no conselho de administração e no comitê operacional da Oi.

Em apresentação à imprensa, Bava apresentou diversos números da nova parceira e disse que os 62 milhões de clientes da Oi tornam mais possível garantir uma das metas da PT que é atingir a marca de 100 milhões de clientes em todo o mundo até 2011. "Vamos poder consolidar nossa participação num aspecto relevante. Dois terços do investimento é para ficar na empresa, para fortalecer balanço, aumentar flexibilidade financeira e potencializar a Oi no mercado brasileiro e como operador regional, com ambição latino-americana."

Bava ressaltou a presença nacional da Oi, a liderança da companhia em telefonia fixa e a quarta força em móvel. O executivo, mostrando conhecimento da realidade da nova parceira, apontou o Estado de São Paulo como um dos desafios da telco. "A Oi tem 62 milhões de clientes, atua em TV paga. Esta empresa tem perfil de crescimento diferente da Vivo e em dimensão é o dobro da Vivo em Ebtida. Gera lucro e investimos em uma operação com resultados líquidos positivos. Com injeção de capital (a Oi) vai reduzir a dívida e potencializar crescimento no futuro. Voltaremos a ser operador de escala internacional com aporte na Oi."

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *