IBGE: 40% das prefeituras não possuem site

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 13 de maio, pesquisa que demonstra que, se por um lado os municípios brasileiros têm investido para conceder acesso à internet a seus moradores, por outro uma grande parte das prefeituras ainda não possui sequer um site.

Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), realizada novamente depois de dez anos, 40% dos municípios não possuem uma página oficial de seu poder público. Ao mesmo tempo, o estudo revela a existência de ações de inclusão digital em 87% das cidades. Os dados são relativos a 2009.

Das 5.565 prefeituras que responderam ao questionário da pesquisa, 60% têm página na internet (3.339). No entanto, das que afirmam ter página, apenas 780 – quase todas capitais ou grandes cidades do país (Sul e Sudeste) – informaram que, além de informativa e interativa, sua página na internet possibilita o uso de serviços, como concessão de alvará e matrícula escolar.

A ausência de uso da internet não chega a ser total, pois 77% das prefeituras garantem usar a rede mundial de computadores como meio de comunicação com os cidadãos. O telefone, no entanto, ainda é a forma mais comum de fornecimento de informações, presente em 84% das respostas.

A pesquisa também revela que praticamente todas as prefeituras estão informatizadas – 99,9% delas afirmaram ter computador na administração direta. Desses, 99,5% possuíam acesso à Internet e 96,4%, acesso em banda larga.

“O maior ganho proporcionado pela informatização está no fato de que as administrações municipais podem minimizar os desperdícios de tempo, emprego excessivo de servidores em tarefas administrativas, gastos com processamentos manuais, prejuízos causados por procedimentos e controles falhos”, diz a publicação.

Vale lembrar que a Lei da Transparência (lei complementar 131/2009) obriga os municípios com mais de cem mil habitantes a divulgarem dados de compras em tempo real. A norma passa a valer este mês para municípios com mais de cem mil habitantes.

Inclusão digital

Se ainda não divulgam informações públicas com velocidade ideal, por outro lado as prefeituras estão trabalhando para que seus cidadãos tenham acesso à rede mundial de computadores. Segundo a Munic, 4.877 municípios, ou 87% do total, possuem algum plano ou alguma política de inclusão digital.

Desses, 82% investem em telecentros municipais e 43% disponibilizam computadores com acesso à internet à população. Dos que possuem algum tipo de ação de inclusão digital, 70% oferecem ainda conexão nas escolas municipais.

Clique aqui para ler os principais pontos da pesquisa Munic – http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1612&id_pagina=1

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *