Audiência em baixa, merchandising em alta na novela ‘Viver a Vida’

A novela “Viver a Vida”, cuja exibição acaba essa semana, teve a pior audiência da década entre outras novelas da Rede Globo do mesmo horário. Alcançou 35,6 pontos, o que representa 56,3% da audiência dos televisores ligados no momento. Bem abaixo de “Senhora do Destino”, a mais assistida da década – 50,4 pontos, ou 73,7% da audiência.

A mudança de hábitos advinda com a internet foi apontada como uma possível responsável pela queda. A Globo acredita que parte do público migrou para seu portal na internet, onde também é possível assistir às novelas. O Ibope ainda não possui um método próprio para contabilizar o desempenho dos programas sem que se leve em conta a plataforma em que estão sendo exibidos.

Para o autor Manoel Carlos, entretanto, o sucesso da novela não precisa ser medido apenas pelo Ibope. Contemporizando a baixa audiência, o autor afirmou que “Viver a Vida” foi um recorde de merchandising, inclusive social, devido à personagem Luciana (Alinne Moraes), tetraplégica.

Ainda não foram divulgados números sobre a arrecadação com ações de merchandising na novela. Entidades de defesa do consumidor e organizações ligadas à área da comunicação consideram que este tipo de divulgação de produtos dentro dos programas desrespeita tanto o Código de Defesa do Consumidor, como também os limites legais de tempo destinado à publicidade na TV.

Com informações da Folha de S. Paulo.

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