Festival de Música Livre e seminário no FML

Da Redação

Com o objetivo de discutir a reformulação do mercado da música e levantar possibilidades para uma nova concepção acerca dos direitos autorais, acontecerá em Vitória, entre os dias 3 a 5 deste mês, o Festival de Música Livre e o seminário A Morte do Pop-Star. O evento faz parte do Fórum de Mídia Livre. Ambos são gratuitos.

“A ideia é fazer o debate do direito autoral de um ponto de vista filosófico. Pensar o papel do autor nesse cenário de mudança, principalmente da forma do músico consumir a música, que tem mudado muito. Isso interfere na forma da pessoa pensar o trabalho dela, compor, imaginar o contato com o público”, explica o integrante do movimento Música Pra Baixar e do grupo Sol na Garganta do Futuro, Fabrício Noronha. O nome do seminário também é uma brincadeira com a morte de Michael Jackson. “Ele é o maior simbolo dessa industria que está ruindo”, comenta Fabrício.

No festival, estarão presentes bandas e músicos de sete estados do país. Jards Macalé, Macaco Bong, Richard Serraria, Os Viralata, Tono e Os Outros são alguns dos convidados de outras partes do país. Do Espírito Santo, estão confirmados nomes como Sol na Garganta do Futuro, Vitrola de 3, Fê Paschoal, André Paste e Angela Jackson. O evento será no Centro de Artes, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Compartilhando o conceito que guia o Fórum, os músicos do Festival foram escolhidos por estarem inseridos no que Fabrício Noronha classifica de música livre, muito focada na utilização dos “novos” meios. “É o contato direto com o público, criando um novo mecanismo de distribuição. Fugindo do sentido da indústria. Hoje a banda não precisa mais atingir uma quantidade de disco pra ela ser legal e as pessoas viverem dela. Cada vez menos ivetes sangalos e cada vez mais bandas interessantes que sobrevivam do seu trabalho”, diz Fabrício. A organização do seminário e do Festival é do Fórum de Mídia Livre, do Coletivo Multi e do Música Pra Baixar.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *