Vem aí o II Fórum de Mídia Livre

Encerradas todas as etapas estaduais da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), o movimento pela democratização da comunicação já tem outra agenda importante para a próxima semana. Trata-se do II Fórum de Mídia Livre, que acontecerá entre os dias 4 e 6 deste mês, em Vitória, Espírito Santo. O evento é aberto e gratuito e as inscrições devem ser feitas neste site.

Os temas que já vinham sendo debatidos desde o primeiro encontro do Fórum, realizado em junho de 2008, permanecem na pauta dos movimentos que compõe a articulação. Alguns fatos novos, porém, colocam outras agendas no evento. Ou no mínimo reorganizam sua discussão. É o caso da Conferência de Comunicação, que vai ocorrer do dia 14 a 17 deste mês, em Brasília.

Pensando nisso, as organizações do Fórum acreditam que ele será um momento importante para afinar as propostas e articulações que serão feitas para a Conferência. Haverá, na programação, um espaço exclusivo de debates dividido nos eixos da Confecom (meio de distribuição, produção de conteúdo e cidadania: direitos e deveres).

Assim como a Confecom, uma outra pauta pode tomar conta das conversas em Vitória. Preocupados com a dificuldade de sobrevivência dos veículos alternativos e comunitários (em meios digitais ou não) e também das pessoas que neles trabalham, o Fórum vai promover um diálogo sobre a sustentabilidade da mídia livre.

“Este ano, o desafio é pensar a sustentabilidade dos realizadores independentes nessa Era pós-mídia. Antes de tudo, o Fórum é um encontro de gerações que hoje produzem cultura a partir de valores associados à colaboração e à rede, visando a produção de um novo mercado da comunicação: o mercado do diálogo", explica, por meio de uma carta, Fábio Malini, professor de Comunicação e coordenador local do II Fórum de Mídia Livre.

Segundo Malini, apesar de estarmos em um momento de proliferação da produção cultural e comunicativa no país, as pessoas que estão por trás dos veículos ainda estão longe de ter seu trabalho considerado digno. “Muitas vezes obtêm infraestrutura de trabalho, através de editais públicos, mas não alçam a possibilidade de 'viver de mídia'. Como qualquer trabalhador da cultura, o da comunicação ainda se vê na dependência das indústrias da intermediação (da publicidade às indústrias culturais) e/ou do fisiologismo típico brasileiro (aquela ajuda do “amigo do governo ou da empresa”)”, considera.

O encontro de blogs políticos também deve chamar a atenção daqueles que usam das mídias digitais para fazer valer suas opiniões. Luis Nassif, Altino Machado, Rodrigo Vianna, Renato Rovai, Luiz Carlos Azenha e Altamiro Borges são alguns dos blogueiros que estarão presentes no evento. O mote para o denominado “Post Livre” é Conselhos para uma Blogosfera Política Livre.

A programação contará ainda com o I Festival de Música Livre; Oficinas de Realizadores Multimídia; o Seminário "A Morte do Pop Star"; Mesas de Debate sobre o Midialivrismo e as Desconferências na forma de grupos de trabalho. A programação completa, assim como outras informações, encontram-se no site do Fórum.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *