Acontece em São Paulo seminário sobre construção de indicadores do direito à comunicação

Acontece no dia 24, próxima terça, em São Paulo, o seminário "A Construção de Indicadores do Direito à Comunicação no Brasil". O evento é o terceiro de um ciclo de seminários realizados com o objetivo de apresentar e debater propostas para a criação de indicadores que avaliem a efetivação do direito à comunicação no país. As atividades são fruto de parceria entre o Intervozes, a Unesco, o Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) da UnB e o Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NetCCon.UFRJ). Em São Paulo, une-se ao grupo o Núcleo de Estudos do Futuro, da PUC-SP, que tem experiência na construção de indicadores em diversas áreas.

O Seminário está estruturado em duas partes. Na primeira, haverá a apresentação das propostas de indicadores – tanto a elaborada pelo Intervozes, por meio do projeto "Centro de Referência do Direito à Comunicação", como a desenvolvida pela Unesco em debate entre os países membros do órgão através do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC). No segundo momento, com a presença de membros de organizações governamentais, setor privado e organizações não-governamentais, haverá uma avaliação pelo público presente dos dois documentos (Unesco e Intervozes) e o recolhimento de contribuições para a aplicação dos indicadores na realidade brasileira. O formato é o mesmo adotado nas edições prévias da atividade, realizadas neste semestre no Rio de Janeiro e em Brasília.

Os organizadores do evento criaram um site com as propostas existentes. "A ideia é que as pessoas tomem ciência do conteúdo desses documentos antes do seminário", acredita Bia Barbosa do Intervozes.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *