FCC quer garantir a neutralidade das redes de Internet

A FCC (Federal Communications Commission), agência reguladora dos Estados Unidos, anunciou hoje novas propostas para a internet. Pelas regras, os provedores não poderão discriminar no tratamento, em suas redes, dado ao conteúdo ou a aplicativos distribuídos na Internet, e teriam ainda que ser transparentes em relação às suas práticas de gerenciamento das redes.

O conceito, conhecido como neutralidade de rede, gera polêmica entre empresas de Internet como o Google e provedores de banda larga como AT&T, Verizon e Comcast, que se opõem às novas medidas para administração de redes. Os ISPs dizem que se trata de uma ingerência do Estado nas redes e gestão do tráfego. Grupos de defesa do consumidor apoiam as propostas, que serão  formalmente apresentadas durante reunião aberta em outubro. As novas regras se aplicariam tanto a serviços de Internet sem-fio quanto a cabo.

Defensores da imparcialidade na Internet afirmam que as provedores devem ser impedidos de bloquear ou diminuir a velocidade da conexão em decorrência do tipo de conteúdo sendo enviado ou baixado. Os provedores alegam que o crescente volume de serviços, e aplicações como vídeos na Web, exigem um gerenciamento contínuo das redes. (Da redação, com agências internacionais)

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *