Cultura estreia dois canais da multiprogramação

A TV Cultura começou a explorar o universo da TV digital com a estréia de dois canais no espaço da multiprogramação: o Univesp TV e o MultiCultura. Eles podem ser sintonizados por meio de um conversor digital nos canais 24.2 e 24.3. A cerimônia de inauguração aconteceu nesta quarta-feira (26/08).

Para o presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, a iniciativa inaugura a TV digital no Brasil.

“Tudo aquilo que nós vimos ou ouvimos dizer sobre televisão digital era apenas um instrumento para apresentar a mesma coisa com mais qualidade. A TV Digital que a TV Cultura exibe a partir de hoje acrescenta conteúdo, dando a oportunidade de educação de qualidade gratuita para milhões de pessoas no estado de São Paulo e talvez, no momento seguinte, no Brasil inteiro”, explica Markun.

MultiCultura

O MultiCultura exibirá programas do acervo da TV Cultura produzidos  nos últimos 40 anos, incluindo especiais, como o Roda Viva presidenciáveis, e entrevistas raras, como João Cabral de Mello Neto no Primeiro Plano, exibido em 1974.

A Univesp TV será dedicada exclusivamente ao programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo, que amplia o acesso da população paulista ao ensino superior público de qualidade. A partir de 2010, além de três horas de programação inédita por dia, terá programas ao vivo no horário das atividades presenciais, que servirão como ponto de partida para as discussões das atividades em aula.

UnivespTV

Geraldo Alckmin, secretário de desenvolvimento de São Paulo, informa que o primeiro curso será o de graduação em Pedagogia, que começa em março de 2010. O curso terá 70% das aulas à distância e 30%, presenciais com tutores. Mais de três mil alunos de 40 cidades serão beneficiados.

Além do curso da Fatec, o UnivespTV oferecerá  cursos gratuitos de línguas para cerca de 10 mil alunos, sendo 7,5 mil de inglês e 2,5 mil de espanhol.

A Univesp TV é um canal com estrutura própria, apesar de partilhar algumas áreas operacionais com a TV Cultura. A equipe de criação é totalmente independete, formada por 30 profissionais. A programação do primeiro mês está definida.

“Vamos colocar no ar neste primeiro mês, além dos Cientistas do Brasil, o programa Escola Chinesas. É uma série de cinco episódios produzida pela BBC, que mostra o cotidiano de três escolas chinesas em uma pequena província do país”, explica Mônica Teixeira, coordenadora da Univesp TV.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *