Qualidade da maioria dos serviços caiu em março, diz Anatel

A qualidade da maioria dos serviços de telefonia móvel e fixa no país apresentou queda no mês de março, na avaliação dos usuários. É o que aponta o Índice de Desempenho de Atendimento (IDA), criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e que leva em consideração a capacidade da prestadora de atender as demandas no prazo de cinco dias, de diminuir a quantidade de reclamações, de reduzir pendências e de evitar reincidências. Assim, quanto melhor o desempenho no atendimento às metas estabelecidas pela agência, maior o índice obtido pela prestadora. Para cálculo do índice, as prestadoras partem da nota 100 e perdem pontos pelos desvios em relação a metas de desempenho previamente estabelecidas.

Todas as operadora móveis perderam pontos em março, com exceção da CTBC, que subiu de 83,114 em fevereiro para 85,198 em março. A Vivo, melhor avaliada, ficou com o índice de 93,399. Em fevereiro, obteve 94,975. A Sercomtel, que em fevereiro obteve a nota máxima (100), caiu para 90 em março. O desempenho da TIM caiu de 83,601 em fevereiro para 81,722 em março. A Claro também registrou queda de 91,109 para 77,869 no mês passado. O índice da Brasil Telecom caiu de 63,756 para 54,564 em março, ocupando a última colocação. A maior queda, porém, foi registrada no desempenho da aeiou, que saiu de 93,507 em fevereiro para 57,196 em março.

Na telefonia fixa local, a CTBC e a Sercomtel repetiram em março a nota máxima de 100, registrada no mês anterior. A Intelig, que em fevereiro recebeu a nota 100, ficou com 92,857 em março. A Oi caiu de 82,726 para 74,786 no mês passado. A BrT, que em fevereiro registro índice de 73,897, caiu para 68,525. A Embratel também registrou queda de 63,427 para 51,608 em março. A GVT despencou de 77,958 para 50,619 em março. E a Telefônica apresentou queda de 48,719 em fevereiro para 39,336 em março. A TIM não teve o índice de desempenho medido em março.

Na telefonia fixa de longa distância, a Sercomtel manteve a nota máxima (100) em março. A CTBC (subiu de 89,583 para 96,203), a Oi (de 76,209 para 79, 669), a Embratel  (de 76,845 para 77,458) e  a Telefônica (de 62,272 para 64,885) apresentaram melhora na qualidade de fevereiro para março. Enquanto a Intelig (de 100 para 95,812) e BrT (de 93,137 para 87,452) apresentaram queda no serviço prestado entre fevereiro e março. A GVT não registrou índice em março.

O IDA tem como finalidade incentivar as prestadoras a aperfeiçoar o tratamento de reclamações, tornando-as mais eficazes na resolução de problemas apontados pelos usuários dos serviços.

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