Globo anuncia programas e aponta estratégia para 2009

A Globo recebeu a imprensa nesta quarta (8) para apresentar sua nova grade de programação. Além dos novos programas e das mudanças nos programas já existentes, a emissora abriu um pouco sua estratégia para a crise e algumas apostas para o futuro próximo.

Em vídeo, pois acompanhava um encontro das áreas comerciais da TV Globo e suas afiliadas e Salvador, o diretor de comercialização da emissora, Willy Haas Filho, fez um breve prognóstico do setor de mídia para 2009. Segundo ele, o setor apresentou bom crescimento no primeiro trimestre, "mas o segundo trimestre deve ser mais difícil", diz. Mesmo assim, o executivo aposta que a TV aberta consiga sair em vantagem na disputa pelo bolo publicitário.

"Em 2008, Globo cresceu 13% em relação a 2007. Para este ano, que o mercado publicitário deve crescer de 7% a 8%, nossas receitas devem ficar em torno de 8% de crescimento", completou diretor geral da Globo, Octávio Florisbal. No entanto, esse crescimento deve ser nominal. Para ele, as despesas devem crescer acima de 8%. A batalha seria para manter esse custo.

Incentivo fiscal

Durante o evento, foram apresentados os novos programas, entre eles, a série de produção independente "Som & Fúria", da O2 Filmes, com direção de Fernando Meirelles. Com a chegada de mecanismos como o artigo 3°A, a parceria com produtoras independentes deve se tornar mais frequente, segundo o diretor geral da Globo, Octávio Florisbal. "Estamos estudando seriamente para ver se podemos ter acesso a esse recurso para produzir. É um estímulo novo, que pode reforçar a coprodução e a produção independente da nossa grade".

Novas mídias

A emissora apresentou projetos relacionados à televisão fora do lar, a grande aposta da Globo, segundo o diretor geral, Octávio Florisbal. Um desses projetos é o de oferecer os telejornais da emissora de forma customizada para o celular. O modelo, cujos protótipos foram rapidamente apresentados na coletiva, não será baseado na distribuição pela TV digital aberta, mas sim via operadora de telefonia, e também não será ao vivo.

Além desse, a Globo falou um pouco sobre o projeto de ter a sua programação nas telas distribuídas dentro de ônibus, táxis e outros pontos públicos da cidade de São Paulo. Embora o projeto ainda seja embrionário, na fase de pré-testes, é possível perceber que se trata de uma cooperação com as empresas de mídia indoor existentes hoje. "Estamos conversando com empresas que já prestam esse tipo de serviço para definir modelos", diz Florisbal.

Segundo o diretor de engenharia, Fernando Bittencourt, o sinal digital da Globo deve cobrir 50% da população até o início da Copa do Mundo, em 2010. Trata-se, segundo ele, de um poderoso alavancador de venda de receptores em alta definição. Também apostando nisso, declarou que ao final deste ano todos os jogos de futebol serão transmitidos em HD.

Concorrência

Pouco foi falado sobre a concorrência com outras redes comerciais abertas durante a coletiva, em contraposição ao ano passado, quando a Globo fez questão de apresentar dados que mostravam a sua audiência superior às outras em quase todos os horários. Este ano, Florisbal mencionou que a emissora continua na luta para ter os direitos de transmissão das Olimpíadas 2016, mesmo tendo perdido a batalha pelos direitos dos jogos de 2012.

Sobre a audiência, ele disse que a meta é chegar ao patamar atingido de 1997 a 2007, quando a Globo manteve uma média de audiência de 22 pontos. "Em 2008, nossa média caiu para 19 pontos. Nossa proposta é voltar aos 22. Acredito que este ano vamos evoluir para 20 ou 21 pontos", diz o diretor geral.

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