Telefônica lidera ranking de reclamações em São Paulo

A Telefônica foi a primeira colocada no ranking de reclamações da Fundação Procon de São Paulo. Essa é a sétima vez em 11 anos que a operadora de telefonia figura na primeira posição do ranking do órgão de defesa do consumidor. No total, a empresa somou 3.615 reclamações, sendo que 614 não foram atendidas.

Além da Telefônica, outras duas operadoras de telefonia estão entre as empresas mais reclamadas de 2008: TIM Celular, em terceiro lugar (892 reclamações, 426 não atendidas), e Brasil Telecom, na quinta posição (758 problemas, 282 não solucionados). As outras empresas no topo da lista são Itaú e Unibanco (2ª e 4ª posição), que anunciaram no fim do ano passado sua fusão.

O levantamento oficial do Procon-SP divide as empresas em diferentes áreas (produtos, setor financeiro, serviços essenciais, serviços, saúde, habitação e alimentos).

A área que registrou o maior número reclamações foi a de produtos (móveis, eletrônicos, vestuário, etc.), com 31% de participação. Em seguida, vem o setor financeiro (bancos, cartões de crédito, financeiras etc.), com 28% das reclamações. Os serviços essenciais (água, telefonia, luz etc.) foram responsáveis por 26% das demandas.

Onze por cento dos consumidores reclamaram dos serviços prestados por escolas, clubes, oficina mecânica e outros. Já os setores de saúde (planos de saúde, cosméticos medicamentos etc.), habitação e alimentos concentraram, respectivamente, 3%, 1% e menos 1% das reclamações fundamentadas.

A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, problemas que não foram solucionados depois da primeira intervenção do Procon-SP e necessitaram da abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.

Tecnologia

Das 50 empresas mais reclamadas, o ranking conta com 20 empresas fornecedoras de serviços ou fabricantes de produtos de tecnologia (como operadoras de telefonia e fabricantes de computadores). São elas: Telefônica, TIM, Brasil Telecom, Embratel, Gradiente/Philco, Sony Ericsson, LG Electronics, Vivo, Nokia, Claro, Benq/Siemens, Motorola, Net São Paulo, Americanas.com/Submarino/Shoptime/TV Sky Shop, Samsung, IG, Positivo Informática, TVA Sistema de Televisão, HP Brasil e Ajato.

Juntas, elas contam com 10.931 reclamações fundamentadas que foram registradas pelo Procon-SP. Entre os problemas registrados, 3.289 não foram solucionados até a conclusão da lista.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *