Alvarez garante que Um Computador por Aluno sairá até maio

O programa Um Computador por Aluno (UCA), definido como prioridade do governo e do Ministério da Educação, será mesmo implantado este ano, tão logo o Tribunal de Contas da União (TCU) decida sobre os rumos da licitação, que foi suspensa por medida cautelar em dezembro passado. A informação foi passada hoje pelo assessor especial da Presidência da República, Cezar Alvarez, durante palestra a prefeitos e secretários municipais de todo o país, no Centro de Convenções, em Brasília.

Segundo Alvarez, o relator da matéria, ministro Raimundo Carreiro, deverá apresentar seu voto ao pleno do TCU na próxima semana. “Assim que a questão for superada, seja em qualquer dimensão, ou mandando refazer a licitação ou liberando a continuidade da anterior, o projeto continuará a ser implantado ainda este ano, talvez não mais em março, como prevíamos, mas em abril ou maio”, disse. Enquanto isso não acontece, os testes para verificar se os equipamentos da empresa que venceu a licitação atendem as especificações, continuam interrompidos.

O laptop Mobilis da Encore, de modelo indiano, foi o vencedor no pregão eletrônico para venda de 150 mil computadores portáteis, realizado em dezembro, pelo Ministério da Educação. Quem ofereceu o menor lance, de R$ 82,55 milhões (R$ 553,00 por equipamento) foi a Comsat (Comércio Representação Importação e Exportação de Equipamentos Elétrico Eletrônicos), com sede em São Paulo. Os computadores foram adquiridos pelo Programa Um Computador por Aluno, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e vão atender 300 escolas.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *