Atraso do backhaul leva MEC a buscar ajuda do programa Gesac

O atraso na implementação do backhaul levou o Ministério da Educação (MEC) a solicitar do Ministério das Comunicações cerca de 5 mil pontos de conexão do programa Gesac – Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão. A informação é do secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, que participou nessa quarta-feira (11) do debate sobre inclusão digital no "Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas", em Brasília.

"Para cobrir as escolas que não seriam conectadas por falta do backhaul, decidimos dar procedimento a uma política compensatória, contando principalmente com o Gesac", afirmou Bielschowsky. Segundo ele, a maior parte da demanda são de escolas localizadas na Região Norte. "Colocamos o Gesac, depois deslocamos a conexão para as escolas da zona rural", completou.

Em 2008, três concessionárias de telefonia fixa (Telefônica, Oi e Sercomtel) deixaram de cumprir o acordo fechado com o governo de levar conexão em banda larga a 40% do total de 56 mil escolas públicas que serão atendidas em sua totalidade até 2010. No início do ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que seriam instaurados processos administrativos de descumprimento de obrigações (PADOs) contra as companhias. Até o fim de 2009, as concessionárias devem conectar mais 80% das escolas previstas, o que corresponde a quase 45 mil pontos de conexão banda larga.

Ao ser questionada pela agência, a Oi chegou a alegar que a conexão não havia sido implantadas na escolas devido a liminar expedida pela Justiça suspendendo a validade do acordo entre o governo e as companhias que instituiu a obrigação de instalar o backhaul ao invés dos antigos postos de serviços de telecomunicações (PSTs). O presidente da operadora, Luis Eduardo Falco, disse esta semana que a empresa está pronta para retomar a implantação do backhaul assim que a liminar for cassada.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *