MPF investiga três vezes mais casos de crimes na internet

O número de processos abertos pelo Ministério Público Federal (MPF) para investigar crimes na internet triplicou em 2008 em relação ao registrado no ano anterior. O Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF contabilizou 1.975 investigações iniciadas no ano passado, contra 620 abertas em 2007.

Os crimes relacionados à pornografia infantil representam cerca de 75% dos casos. Quase todos os demais são os chamados crimes de ódio: racismo, preconceito e outros do tipo.

Segundo o procurador Sergio Suiama, este aumento surpreendente explica-se pela aumento da capacidade do MPF em apurar estas ocorrências, além de uma maior colaboração por parte das empresas.

Suiama destacou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Google a respeito do acesso a dados do Orkut. “Quase 90% dos crimes na internet acontecem no Orkut”, afirmou Suiama. Ivo Correa, um dos representantes da Google no Brasil, ressaltou que o número de suspeitas de irregularidades confirmadas ocorridas no site vem caindo desde a assinatura do TAC.

* Com informações da Agência Brasil.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *