Novo projeto de Arthur Virgílio propõe acabar com fusos horários no Brasil

Alegando dificuldades de integração econômica e cultural provocadas pela diferença de fusos horários existente no Brasil, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) apresentou projeto que unifica a hora em todo o território nacional. Segundo o senador, a “adoção de fuso horário único em todo o território nacional se justifica ainda mais ante a unificação e informatização do sistema financeiro, o desenvolvimento dos transportes aéreos e das comunicações via satélite”.

Virgílio torna-se mais um congressista a advogar publicamente por causa defendida pelas grandes redes nacionais de televisão. Desde que entraram em vigor as regras para a classificação indicativa de programas de TV, que exigem a adequação da programação ao horário local, as emissoras cerraram fileiras contra as diferenças de horário entre as regiões.

Em abril de 2008, dias após a portaria que institui a classificação indicativa entrar em vigor, o Congresso aprovou projeto do senador Tião Viana (PT-AC) que mudou a hora local de estados do Norte. A nova lei aboliu o fuso horário de menos duas horas em relação à Brasília, que até então valia para o Acre e a parte ocidental do Amazonas. O mesmo projeto também unificou o horário do Pará com o de Brasília. Antes, o oeste paraense seguia o horário de Manaus (menos uma hora em relação ao Distrito Federal).

A observância dos fusos horários obedece a convenções nacionais e internacional. Estas, porém, são determinadas pela velocidade de rotação da Terra, que faz com que o sol nasça e se ponha em momentos diferentes ao redor do globo. Por esta razão, países de grande extensão territorial, como os Estados Unidos, o Canadá, a Rússia e – até agora – o Brasil convivem com grandes diferenças de horários.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *