DTH da Oi deve entrar em operação sem canais da Globosat

É praticamente certo que a Oi lançará seu serviço de TV por assinatura via satélite (DTH) sem os canais Globosat. As duas empresas ainda não chegaram a um acordo quanto ao preço a ser pago pela programação. A estratégia da Oi é "lançar canais pertinentes, mas com uma oferta de preço agressiva", explica uma fonte que acompanha as negociações. "Dentro desse contexto, não dá para fechar um acordo por enquanto. Mas não é algo definitivo", explica.

Dentre os canais Globosat, o que mais fará falta à Oi será o SporTV, em razão de seus contratos de direito de transmissão de campeonatos de futebol importantes e de forte apelo popular. A Oi planeja, justamente, ter um produto de baixo custo, que seja atraente para quem não tem TV paga ou utiliza a banda C do satélite para ter acesso a canais de TV (base hoje estimada em 20 milhões de telespectadores).

A Oi ainda não assinou com nenhum canal, mas as conversas estão bastante adiantadas com as grandes programadoras internacionais, incluindo Turner, Fox, Discovery, Disney e HBO. O pacote básico terá um pouco menos que 30 canais. E o expandido terá um pouco mais que 30. O objetivo é lançar o produto entre março e junho.

O fato de a Oi não ter a Globosat é mais uma evidência de um momento novo vivido pela indústria de TV paga, em que a busca por uma diferenciação de preço e/ou lineup tem sido intensa. A Embratel, que lançou sua operação de DTH no final de dezembro, optou por manter a programação Globo, mas abriu mão dos canais HBO. Operadores e programadores ouvidos por este noticiário admitem que existe uma disputa: de um lado, as programadoras querem ter a maior distribuição possível, e para isso amarram em suas vendas vários canais. Operadores, por sua vez, querem menores preço e pacotes mais flexíveis, e para isso brigam para o fim dos contratos em que para levar um determinado canal precisam carregar compulsoriamente vários outros, muitas vezes no pacote básico.

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