Parceria entre universidades e municípios traz propostas inovadoras

Uma detém o conhecimento, e a outra, um leque de possibilidades.  Em se tratando de ciência e tecnologia, universidade e administração pública municipal têm muito a compartilhar. Esse intercâmbio de experiências é tido como proveitoso por ambas as partes. Quando instituições de ensino superior e prefeituras se unem, as iniciativas de Cidade Digital podem se multiplicar e contemplar a população.

O professor doutor Leonardo Mendes, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), defende essa parceria. Segundo ele, tal colaboração mútua ajuda no desenvolvimento do País. “A união entre os recursos humanos disponíveis nas universidades e profissionais que entendam as regras de mercado pode contribuir enormemente para a informatização dos municípios. Mas, além disso, também pode oferecer à sociedade o melhor instrumento para modernizá-la, levando o Brasil a se igualar aos países mais ricos em avanço tecnológico”, avalia.

De acordo com Iara Regina Ferreira, analista de parcerias da Inova, a agência de inovação da Unicamp, a relação entre as instituições pode favorecer a implantação de projetos que resultarão na informatização dos municípios. “Há muitas demandas tecnológicas que envolvem as administrações públicas e podem ser discutidas e desenvolvidas nos ambientes acadêmicos. São situações novas que demandam conhecimento. Essa interação é uma das formas de contribuir com a sociedade na busca de soluções viáveis, sempre pensando em um desenvolvimento sustentável”, constata.

Para o professor da Unicamp, as universidades se beneficiam muito ao se aproximarem das administrações públicas. “Nossa experiência em construir soluções para os municípios tem sido enriquecedora não somente para eles, mas também para a academia. Através dessa relação, temos desenvolvido tecnologias avançadas e construído paradigmas que são vistos como inovadores no Brasil e em outros países. Colaboramos com os municípios, que também nos ajudam com idéias e conceitos novos de grande interesse para a academia brasileira e mundial”, discorre Mendes.

Benefício para a comunidade

Para Carlos Ferraz, professor adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), quando as instituições propõem soluções inovadoras para os órgãos públicos, a comunidade sai ganhando. “As universidades têm o papel de promover o avanço em tecnologias, metodologias, processos, etc. Dessa forma, a população pode ter acesso a soluções atuais, em vez de recursos caros e ultrapassados”, considera.

A analista de parcerias da Inova aponta que a comunidade sempre se beneficia com os projetos desenvolvidos para atender a administração pública. “Quando há a capacitação de um professor, ele utiliza o que aprendeu com seus alunos. Ao desenvolver uma ferramenta computacional voltada para a educação, o objetivo é que ela atenda o estudante. De uma maneira geral, são tecnologias que acabam sendo utilizadas diretamente ou indiretamente pela população”, discorre Iara Regina.

De acordo com Ferraz, também diretor adjunto do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar), essa relação de troca entre universidades e municípios ajuda a desenvolver a “cultura da qualidade” na população. “Quando compartilha seu conhecimento, a instituição ganha em reputação e reconhecimento, e novos recursos surgem, formando assim um ciclo virtuoso de experiências que beneficiam todos”, afirma.

Atuação das universidades

O professor da Unicamp defende que, ao compartilharem seu conhecimento, as instituições de ensino superior cumprem o seu dever. “Essa é a sua missão como universidade”, enfatiza. Ele afirma que o know-how das administrações públicas é um patrimônio das instituições. “É através deste conhecimento que especialistas nas tecnologias da informação e comunicações (TIC) podem construir instrumentos para apoiar o administrador público em suas atividades”, observa.

Para que essa relação de troca seja positiva, a analista de parcerias da Inova diz que é preciso compreender que a proposta e o interesse das instituições são a pesquisa e o desenvolvimento das ações. “Nesse sentido é importante que a universidade e o município abracem a idéia do projeto”, completa Iara Regina.

Ainda de acordo com o professor Mendes, iniciativas como as infovias municipais, sistemas de e-Gov e as plataformas tecnológicas de educação, como o Conexão do Saber, têm resultados promissores. “Nosso trabalho é orientado para os resultados. Assim, nossos parceiros nos acompanham nas mudanças de rumo e esperam pelas contribuições efetivas. Os municípios que investiram na parceria conosco conquistaram resultados que oferecem uma grande melhoria nos seus processos de gestão e de atendimento ao público”, afirma.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *