Comissão da Câmara discute cessão de transmissão de jogos para TVs públicas

Reproduzido do Tele.Síntese 

A cessão do direito de transmissão de eventos esportivos de caráter nacional às TVs estaduais, pelas emissoras comerciais que compraram o direito mais que decidiram não transmitir, voltou a ser debatida na Câmara. Hoje, em audiência pública realizada na Comissão de Turismo e Desporto, representantes de TVs públicas e privadas apresentaram sugestão ao projeto de lei 1878/03, que dispõe sobre o assunto.
A medida havia sido aprovada como um dos artigos da lei 11652, que criou a EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), este ano. No entanto, por força de acordo com um grupo de senadores para aprovar a lei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou.

Segundo a presidente da EBC, Teresa Cruvinel, os direitos de transmissão de eventos esportivos devem ser dados à TV Brasil que, se for o caso, pode repassar a transmissão para outras emissoras públicas. Com isso, ela entende que supera uma das alegações das TVs comerciais ao tema, de que existem muitas TVs ditas "educativas", mas que não são.

Cruvinel também afirmou que o projeto envolve questões delicadas, como o direito de propriedade, mas que é preciso levar em conta o direito da sociedade em ter acesso à informação. Posição semelhante foi defendida pelo diretor de Prestação de Serviços da TV Clutura, Carlos La Bella. O diretor encarregado da compra de direitos esportivos da Rede Globo, Marcelo Pinto, disse que a prática de comprar eventos esportivos que não são de interesse da emissora para evitar que a concorrente compre é coisa do passado. Ele alega que os custos e as exigências dos grandes detentores de evento impedem isso.

O mesmo defendeu o diretor de Esporte da Rede Record, Eduardo Zebini. Ele sugeriu que as TVs públicas se limitem a transmitir competições estaduais e estudantis, como forma de incentivar o esporte. O relator da matéria, deputado Gilmar Machado (PT-MG) disse que promoverá novas audiências sobre o tema.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *