Jovens e educadores da rede pública produzem programa de rádio no Ceará

Teve estréia no último dia 8, na Rádio Universitária FM 107,9, de Fortaleza, o Programa Antenados. Produzido por estudantes e educadores de escolas de Fortaleza, Paramoti e Trairi, o programa vai ao ar aos sábados, às 13h30min, sempre abordando temas como meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual, ética e saúde.

"A idéia do programa surgiu através de um diálogo entre a ONG Catavento Comunicação e Educação e a Secretaria Municipal de Educação (SME), que apontou a necessidade de aprofundar temas relacionados à educação, que deveriam ser trabalhados de forma transversal dentro das escolas", afirma Tarciana Campos, jornalista da Catavento. A partir do trabalho com rádios-escolas que a Catavento já vinha realizando, surgiu a idéia do programa, que compõe o projeto "Rádio-escola pela educação".

As escolas que fazem parte do projeto são: Professor José Rebouças Macambira, Economista Nilson Holanda, Marieta Cals e Francisco Andrade Teófilo Girão, em Fortaleza; e as escolas Tomé Gomes dos Santos, em Paramoti, e Santa Luiza, em Trairi. A escolha deu-se pelo fato dessas escolas terem passado por um processo prévio de formação em 2007, dentro de outro projeto realizado pela ONG Catavento, o ‘Segura essa onda’, que realizou formações durante um período de nove meses, abordando questões como comunicação, a história do rádio etc, evidenciando como o rádio pode ser utilizado como ferramenta didática e os estudantes podem interagir com o conteúdo das escolas através desse meio de comunicação.

O projeto “Rádio-escola pela Educação” vem fortalecer o processo iniciado no Projeto Segura essa onda, permitindo que os educadores e estudantes que passaram pela formação possam colocar os conhecimentos adquiridos em prática, produzindo o programa semanal e permitindo que a produção deles atinja um público mais amplo. "Como é um programa em rádio FM, a produção vai poder ser ouvida por toda a comunidade, dentro e fora da escola", destaca Tarciana.

Contando com o apoio de uma equipe de comunicação e da assessoria pedagógica, os jovens e os educadores cuidam de todo o processo para que o programa entre no ar. "Eles mesmos discutem a pauta, produzem o roteiro, gravam as entrevistas, fazem a locação e a gravação final. O programa permite que os estudantes possam fazer uma relação entre o que vêem na escola e o cotidiano deles", acrescenta.

O "Rádio-escola pela “ducação" é desenvolvido pela ONG Catavento Comunicação e Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Rádio Universitária FM.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *