Entidades do PR e MG definem ações pela Conferência Nacional de Comunicação

Uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Paraná e o lançamento de uma Comissão formada por entidades da sociedade civil em Minas Gerais foram dois recentes movimentos para fortalecer a luta pela convocação da Conferência Nacional de Comunicação. Movimentos sociais de todo o país preparam-se para o Seminário Nacional a ser realizado em dezembro, que definirá estratégias de ação unificada pela democratização da comunicação.

A audiência pública na Assembléia Legislativa do Paraná aconteceu no dia 28 de outubro e definiu estratégias locais de mobilização. A mesa de trabalhos da audiência pública foi composta pela presidente do Sindicato dos Jornalistas do Paraná e Vice-presidente Sul da FENAJ, Aniela Almeida, pelos deputados estaduais Péricles Mello e Tadeu Veneri (ambos do PT), pela jornalista Rachel Bragatto, do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social -, pelo presidente da CUT-PR, Roni Anderson Barbosa, e pela representante da Coordenação dos Movimentos Sociais de Curitiba, Maria Izabel Machado.

Entre as ações apontadas na audiência definiu-se a minuta de uma moção de apoio à convocação da Conferência a ser encaminhada para aprovação Assembléia Legislativa e posterior encaminhamento ao governo federal, a quem cabe o chamamento da Conferência, um pedido de audiência com o governador Roberto Requião para que ele convoque uma Conferência Estadual de Comunicação como prévia à nacional e a criação do Comitê Paranaense Pró-Conferência Nacional de Comunicação.

Já em Minas Gerais, no dia 23 de outubro foi lançada, na sede do Conselho Regional de Psicologia, a Comissão Mineira Pró-Conferência Nacional de Comunicação. O lançamento foi veiculado pela TV Comunitária de BH e por outras TVs comunitárias do Brasil. O programa/reunião também foi veiculado ao vivo pela Rádio FAE (web) com link para aproximadamente 60 repetidoras.

A Comissão realizou sua primeira reunião nesta segunda-feira (3), na sede do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. Foram discutidas as formas de organização e participação das diversas entidades no movimento, a construção de um Seminário Estadual e a participação no seminário nacional a realizar-se em Brasília no dia 02 de dezembro. Os participantes debateram, também, estratégias para a realização de conferências municipais e da Conferência Estadual, com foco na Conferência Nacional de Comunicação.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *