Conselho Federal de Psicologia divulga cartilha contra publicidade infantil

Reproduzido do site do Instituto Alana

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) acaba de disponibilizar uma cartilha redigida com o objetivo de conscientizar a população para o fim da publicidade infantil. A gestão do XIII Plenário do Conselho Federal de Psicologia pediu que Yves de La Taille, professor da Universidade de São Paulo que também integra o Conselho Consultivo do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, redigisse um parecer sobre o tema. O documento transformou-se na cartilha, batizada de “Contribuição da Psicologia para o fim da Publicidade Dirigida à Criança”.

A publicação do CFP conclui que há uma disparidade na compreensão de informações entre crianças e adultos. Além de menor experiência de vida e acúmulo de conhecimentos, a criança ainda não possui a sofisticação intelectual para avaliar criticamente os discursos utilizados pelo universo da comunicação mercadológica.

Em um dos trechos, Yves de La Taille também questiona o principal fim da publicidade: “Devemos nos perguntar, do ponto de vista moral, qual o seu fim, o seu objetivo? Beneficiar a quem a assiste? Ou beneficiar a quem produz e vende o produto? Creio não ser preciso responder a essa pergunta.”

De acordo com o texto de apresentação da cartilha, de autoria do presidente da entidade Humberto Verona, a publicidade voltada a crianças e adolescentes é um eixo fundamental do debate sobre a democratização da comunicação. Contudo, ainda de acordo com suas palavras, infelizmente há demora na aprovação de projetos que visam à produção de um marco regulatório.

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