Órgão chileno mostra que 60% dos programas infantis apresentam algum tipo de violência

O Conselho Nacional de Televisão do Chile, um órgão autônomo criado pela legislação daquele país, mostrou no Chile Media Show, que acontece nos dias 3 e 4 em Santiago, uma pesquisa sobre a programação infantil local. Segundo o órgão, 63% dos programas voltados ao público infantil que passam nas televisões chilenas apresentam algum tipo de violência. A pesquisa, foi realizada em 2007 e complementada em 2008.

Soledad Suit, do CNTV, conta que o conselho analisou a programação infantil dos sete canais abertos do país e de outros sete da televisão paga. Esses últimos são basicamente os canais que estão presentes em toda a América Latina e, portanto, também no Brasil. O dado mais impressionante é que foi constatada a presença de violência em 63% dos 297 programas analisados.

Esse resultado é completado com o da pesquisa feita em 2008, que aponta que na opinião dos adultos entrevistados, a violência nos programas é a principal razão para a insatisfação com a programação infantil. Foram 61,5 % que deram essa resposta em relação à TV aberta chilena e 70,3% em relação à TV paga.

Ainda no quesito "violência", o conselho analisou os canais de TV paga e concluiu que o canal com maior incidência de violência é o Jetix (em 100% dos programas), seguido de Cartoon Network (86,1%). O que menos apresentou cenas que pudessem incitar a violência foi o Discovery Kids, com 3,8%.
Os programas com maior índice de violência são os asiáticos (91,4%), enquanto os canadenses são menos violentos (35,7%) assim como os europeus (38,5%).

Da mesma forma, foi analisada a presença de condutas socialmente desruptivas (que de alguma forma dificultam a integração social harmônica). 64,6% do total de programas contêm essas condutas, sendo que na TV paga, são 61,3% que as contêm.

Já os conteúdos educativos, estão presentes em 56,7% da TV aberta chilena e em 48,7% da TV paga, com destaque para o Discovery Kids (com 100%), seguido do Nickelodeon (83,3%).

A pesquisa pode ser acessada no endereço www.cntv.cl/medios/Publicaciones/ProgramacionInfantil2006_2007.pdf

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *