Funcionários suspendem greve até quarta-feira

Em assembléia no início da tarde desta quinta-feira (30), em Brasília, os funcionários da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) decidiram suspender, até a próxima quarta-feira, a paralisação iniciada na tarde de ontem. Após reunião com a direção da empresa, chegou-se ao entendimento de discutir em separado o acordo coletivo de trabalho da implantação do novo plano de cargos e salários.

“O problema não era a questão do reajuste salarial, mas o plano de cargos e salários, que ainda é um mistério. Ficou decidido na reunião de hoje que vamos discutir o plano após a negociação do acordo coletivo”, informa o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Romário Schettino.

Discussões serão retomadas na sexta-feira

A discussão em torno do acordo coletivo será retomada em reunião na manhã desta sexta-feira. Na pauta, duas reivindicações dos funcionários: a manutenção de uma gratificação anual e do abono de cinco faltas anuais.

“Nós já aceitamos o reajuste de 7,1% e esperamos chegar a um acordo sobre os outros pontos até a quarta-feira da próxima semana”, diz Schettino.

A direção da EBC, por meio de nota, informa que o acordo coletivo será prorrogado por 30 dias. Nesse período, um novo acordo será negociado. “Numa fase posterior, a EBC discutirá o novo Plano de Carreira da empresa”, diz a nota.

Empresa diz que veículos funcionaram normalmente

O comunicado informa ainda que, apesar da paralisação, os veículos da empresa funcionaram normalmente: “A Agência Brasil publicou ontem um total de 81 notícias, superando a média diária. O anúncio da taxa de juros pelo Banco Central, por exemplo, foi realizado às 20h05 de quarta-feira e, instantaneamente, estava na página da Agência Brasil”.

Funcionários negam

O representante da comissão de funcionários Eduardo Mamcasz nega que os veículos tenham funcionado normalmente. Ele informa que as rádios tocaram somente música e a programação jornalística que foi ao ar é antiga ou produzida pelas chefias e estagiários. “O ministro Carlos Minc tem que agradecer à greve. Na terça ele deu uma coletiva longa que foi dividida e ficou sendo repetida ontem e hoje”, diz Mamcasz.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *