Aumenta uso da internet domiciliar por classes mais populares

Uma análise apresentada nesta quinta-feira (2) pelo diretor do Ibope Inteligência, Marcelo Coutinho, mostrou que o acesso à internet domiciliar pela população com renda até 10 salários mínimos mais que triplicou entre 2003 e 2007.

Divulgada no debate "Aprendizes do Século XXI" – realizado durante o Digital Age 2.0, evento promovido pelo Now!Digital Busines, em São Paulo – a pesquisa é baseada em dados do PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios) 2003 – 2007, divulgados em setembro.

Coutinho, mediador do debate, explicou ainda que, enquanto o uso de internet nos domicílios das classes mais populares cresceu de cerca de dois milhões para mais de seis milhões de usuários. Na classe A, ele se manteve estável.

No entanto, Carla Barros, antropóloga e professora da ESPM que pesquisa o impacto da tecnologia na comunidade carente de Vila Canos (RJ), explicou que é necessário entender como se dá essa inclusão, lembrando da evolução das lan houses; só na favela da Rocinha, por exemplo, são 150.

Nesse sentido, foi consenso entre os debatedores que a publicidade ainda não sabe como agir com esse novo público. Segundo eles, as classes populares já se apropriaram das ferramentas usadas amplamente pelas classes A e B, mas a indústria ainda não está explorando tudo o que pode. "Hoje temos um mercado que precisa aprender a falar com esse novo público", resumiu Coutinho.

Também participaram do debate Osvaldo Barbosa, diretor geral de Mercado Consumidor e Online da Microsoft Brasil; Fábio Seixas, sócio e fundador da Camisetaria.com; e Ronaldo Lemos, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV.

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