MPF recomenda que Rede TV! tire programa de jogos do ar

O Ministério Público Federal em São Paulo recomendou hoje (23) que a Rede TV! e a Action Media, produtora do programa, deixem de produzir e transmitir o programa GamePlay. De acordo com o procurador Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação, o programa funciona como um jogo de azar, o que configura um desvio da finalidade de serviço público da televisão.

Durante o programa, a apresentadora estimula os telespectadores a ligarem em um número de telefone no estado do Paraná para que participem ao vivo do programa. Só que não há garantia de participação, já que o telespectador tem de passar antes por uma bateria de perguntas até que chegue a falar diretamente com a apresentadora. Com isso, o “participante” acaba pagando uma ligação interurbana que reverte em lucro para a operadora de telefonia e os produtores do programa.

“O GamePlay não tem qualquer conteúdo comunicativo, valendo-se ilegitimamente de meio de comunicação social para convertê-lo simplesmente em uma relação comercial entre um participante com a empresa promotora do jogo”, disse o procurador.

O MPF deu um prazo de 10 dias, a partir da intimação, para que a emissora e a produtora respondam a recomendação.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Procuradoria da República em São Paulo

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *