Conexão de banda larga no Brasil está entre as piores

O Brasil figura entre as conexões de banda larga com menor qualidade no mundo, revela estudo envolvendo consumidores de 42 países. O país obteve 13 pontos na avaliação da qualidade de banda larga, ficando acima apenas de Chipre, México, China e Índia. A velocidade média de download registrada foi de 1.052 Kbps e a de upload, 344 Kbps. Já a latência ficou em uma média de 170 ms (micro-segundos).

O estudo foi realizado por uma equipe de pesquisadores da Said Business School da Universidade de Oxford (Reino Unido) e do Departamento de Economia Aplicada da Universidade de Oviedo (Espanha), com patrocínio da Cisco. A equipe de pesquisadores calculou médias estatísticas para cada país a partir de três parâmetros de desempenho para determinar a qualidade de uma conexão de banda larga: velocidades de download e de upload, e latência (medida de demora na transmissão de dados). O Japão, primeiro no ranking, é apontado como o único país que se mostrou preparado para oferecer a qualidade necessária para os aplicativos web da próxima geração nos próximos três a cinco anos.

Segundo o índice, o mercado de banda larga no Brasil revela uma competição com alto nível de fragmentação, já que o serviço é oferecido por muitos players. Além disso, a diversidade tecnológica da banda larga está em um nível médio, com grande concentração no ADSL (72%) e cabo (22%). “A análise da qualidade das conexões  ajuda a ter métricas adicionais sobre a evolução dos serviços de banda larga do Brasil e em específico de sua capacidade para suportar as aplicações de internet de próxima geração”, comenta Pedro Ripper, presidente da Cisco do Brasil.

* Com informações da assessoria de imprensa da Cisco.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *