Prêmio e-Gov 2008 anuncia os vencedores

Na última quarta-feira (27), foram anunciados os vencedores da edição 2008 do Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (Prêmio e-Gov), organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O prêmio é dividido em quatro categorias. Na principal, o e-STF, solução que agiliza e facilita a consulta de processos do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o vencedor.

Na categoria Governo para Cidadão, foram três os ganhadores: “Paulo Afonso Digital”, projeto da prefeitura da cidade baiana; “Consulta Pública de Diários Oficiais com Certificação Digital”, da Companhia de Informática do Paraná (Celepar); e “Atendimento Móvel”, da Informática de Municípios Associados S/A (IMA/SP).

Em Governo para Governo, foram escolhidos o “Portal Municipal de Gestão”, desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa); o “PCnet: Gestão em Segurança Pública”, da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge); e o “Sitio do Pregão”, da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo.

Já em Governo para Negócios, venceram dois projetos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp): “Sistema de Gerenciamento de Licitações” e “Software de Gestão de Hidrometria”; além de um da Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs): “Modernização e facilidade de acesso a serviços e informações”.

Reconhecimento

“Há muito tempo investimos na modernização do Judiciário e o resultado agora é reconhecido”, diz Gustavo Sanches, coordenador de Sistemas do Supremo Tribunal Federal, que recebeu o prêmio na categoria principal. “O e-STF concentra-se basicamente em dar agilidade e transparência aos processos que tramitam no Supremo”, simplifica Sanches. O coordenador explica que o e-STF é um sistema de soluções construído em módulos para que possa ser repassado para outros órgãos. Segundo Sanches, muitas das idéias contidas no sistema foram dadas pelos próprios ministros do STF, que adoram utilizar as últimas novidades em tecnologia.

Já para o presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, que participou do desenvolvimento do Portal Municipal de Gestão de Porto Alegre, o prêmio tem dupla importância. “Também é um reconhecimento para a prefeitura, pelo seu modelo de gestão. O Portal de Gestão possui uma grande dimensão de coletividade tanto internamente, na Companhia, quanto nos órgãos da Prefeitura”, afirma. O portal, de acordo com a Procempa, oferece ferramentas de administração para a rotina da prefeitura e dá aos cidadãos informações sobre diferentes áreas de atuação do poder público via internet.

Já uma das vencedoras da categoria Governo para Cidadão, a IMA, comemora a premiação e atribui o reconhecimento ao ineditismo e à inovação. O “Prefeitura Móvel” é composto por uma van e um micro-ônibus que, juntos, oferecem sete posições de atendimento, somadas a mais três de auto-atendimento, com acesso livre à Internet e a mais de 2 mil serviços nas esferas municipal, estadual e federal. São realizados, em média, 500 atendimentos diários.

A cidade de Paulo Afonso é a única nordestina a figurar entre as vencedoras. “Enche-nos de orgulho ser o único órgão público do Nordeste a receber o prêmio em meio a tantas iniciativas de grande porte”, ressalta Verlânio Gallindo, diretor da Assessoria de Modernização e Informática (Asinf) da prefeitura baiana. “O projeto dá mais velocidade e informações aos processos públicos, além de trazer conforto à população”, complementa.

A cerimônia de entrega do sétimo prêmio e-Gov ocorreu durante o 36o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop 2008), realizado em Palmas, Tocantins, de 27 a 29 de agosto. Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o prêmio e-Gov foi criado em 2002 e contou com 24 finalistas.

Visite o site do prêmio para mais informações. http://www.premio-e.gov.br/

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *