Gilberto Gil anuncia que vai deixar o Ministério da Cultura

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, confirmou hoje (30/7) que deixará o cargo em data a ser combinada em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O anúncio foi feito na abertura do seminário " A defesa do  direito autoral: gestão coletiva e o papel do Estado", que o ministério realiza no Rio de Janeiro.

Gil assumiu a pasta em janeiro de 2003, na formação da primeira equipe ministerial montada por Lula. Foi dos poucos ministros a permanecer no cargo no segundo mandato, mas desde a reeleição já teria combinado com o presidente que não permaneceria por mais quatro anos.

Durante sua gestão, o Ministério da Cultura esteve diretamente envolvido em debates que repercutem diretamente sobre as políticas de comunicação, como a realização do I Fórum de TVs Públicas e a proposta de criação de uma agência reguladora para o setor audiovisual, a Ancinav. Também tem tido papel importante nas discussões sobre o uso de mecanismos anti-cópia na TV digital e a revisão da regulação do direito autoral. O ministério também teve atuação destacada na promoção da inclusão digital, aliando a produção cultural ao uso das novas tecnologias, especialmente através dos Pontos de Cultura.

Com informações da Agência Brasil.

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *