Record credita ao controle remoto “fase histórica” da TV brasileira

Na noite da última quinta-feira (10), a TV Record reuniu representantes de seu jornalismo em uma festa, realizada no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP), para comemorar o crescimento de audiência e faturamento do setor.

Participaram do evento, diretores, apresentadores e repórteres de diversas praças da emissora, além das grandes estrelas da casa, como Fabiana Scaranzi, Paulo Henrique Amorim, Celso Freitas, Adriana Araújo, Roberto Cabrini, Britto Jr., entre outros.

Do salão de festas, foi transmitida parte do "Jornal da Record". Celso Freitas e Adriana Araújo subiram ao palco montando e apresentaram uma espécie de matéria que exaltava os feitos da emissora de Edir Macedo. No entanto, muito mais que de seus próprios feitos, os vídeos tratavam de lembrar, a todo momento, que o sucesso da Record estaria intimamente ligado à queda de audiência da TV Globo. "A esse aparelho, o controle remoto, se deve um momento histórico da TV brasileira", disse, em vídeo, o jornalista Paulo Henrique Amorim, apresentador do "Domingo Espetacular".

Os vídeos, exibidos em rede nacional, mostravam comparativos entre os programas da casa e os da concorrente, comparando números de audiência, crescimentos e quedas, segundo números consolidados pelo Ibope da Grande São Paulo.  Foi citado, por exemplo, o caso do "Jornal da Record". Segundo a Record, em 2004, o jornalístico fechou o ano com média de quatro pontos. Já em junho de 2008, esta média havia subido para 14,4. Em contrapartida, foram exibidos números de audiência do "Jornal Nacional", claro, sem que fossem citados os nomes da TV Globo e do programa.

Tal estratégia de marketing tem sido freqüentemente usada pela emissora de Edir Macedo. Seja em anúncios impressos, seja em chamadas, a Record não deixa de citar, ainda que de forma implícita, sua concorrente.

Em abril passado, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) promoveu reunião entre representantes das duas emissoras porque a Globo havia recorrido ao Conar e afirmado que a Record teria publicado uma propaganda enganosa nos jornais da última semana, que apresentavam o canal do bispo Edir Macedo como "líder de manhã, à tarde e à noite".

A Record ironizou a Globo em um anúncio que fazia alusão à propaganda que mostra todas as estrelas da emissora carioca em um vídeo, formando a letra "Q", de qualidade. "Nossa concorrente precisando lembrar que tem qualidade? Para nós, isso tem um 'q' de queda de audiência", publicou a Record no anúncio.

Na ocasião, os canais ajustaram um termo de acordo, colocando fim à pendência, sem necessidade de julgamento de mérito. Resta saber agora qual será a reação da TV Globo quanto ao novo ataque da Record.

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